Projeto CISTER/INESC TEC arranca em Barcelona
Arrancou em fevereiro o projeto EnerGAware (Energy Game for Awareness of energy efficiency in social housing communities), do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER), Unidade Associada do INESC TEC.
O objetivo do projeto, que foi apresentado na Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona, é conseguir uma redução de 15 a 30% em emissões e consumos energéticos em piloto de habitação social, e aumentar o conhecimento e empenho dos participantes relativamente à eficiência energética. Os objetivos serão atingidos através de um “jogo sério” ligado aos consumos de energia efetivos (dados de contadores inteligentes), embebido nas redes sociais e ferramentas de networking. O piloto demonstrador está localizado em Plymouth, no Reino Unido, e contará com a participação de 100 habitações.
Neste projeto, o CISTER é responsável pela especificação da infraestrutura de monitorização energética, num work package liderado pela Unidade Associada do INESC TEC. Em paralelo, o CISTER está também responsável para conceção e implementação do middleware de recolha e processamento de dados em tempo real.
A reunião de arranque do projeto em Barcelona contou com a participação dos diferentes representantes do projeto, estando o CISTER representado por Luís Miguel Pinho. O projeto é liderado pela Universitat Politècnica de Catalunya e conta com os seguintes parceiros, além do CISTER: Fremen Corp (França), Advantic SIS (Espanha), o Building Performance Analysis and Sustainability group e o Psychology group da Plymouth University, o fornecedor de alojamento social Devon and Cornwall, e o EDF Energy R&D UK Centre, todos do Reino Unido.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: IPP.