INESC TEC mostra ciência e tecnologia a alunos do secundário
O INESC TEC voltou a marcar presença em dois dos mais importantes eventos concebidos para a população estudantil do norte do país – a Semana Profissão: Engenheiro (SPE), promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a Mostra da Universidade do Porto (Mostra U.Porto), liderada pela Reitoria da Universidade portuense.
A SPE, que decorreu de 9 a 11 de março, trouxe às instalações do INESC TEC cerca de uma centena de alunos do secundário de diversas escolas. A SPE tem como objetivo dar a conhecer as várias facetas da engenharia aos alunos em idade pré-universitária, sendo uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. Assim, todas as atividades propostas e os percursos idealizados pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia a dia, assim como dar a conhecer o significado da profissão "Engenheiro" e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.
Na visita ao INESC TEC, os participantes tiveram oportunidade de assistir a apresentações sobre algumas áreas de investigação do Laboratório Associado: Visão Computacional (CTM – Centro de Telecomunicações e Multimédia), a cargo de Ana Rebelo e Ana Filipa Sequeira, Carros Elétricos e Contadores Inteligentes (CPES – Centro de Sistemas de Energia), apresentada por Luís Seca e André Madureira, e Automação nas Indústrias (CESE – Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), apresentada por Rui Diogo Rebelo.
Mostra da U.Porto recebe mais de cerca de 14 mil visitantes
Na Mostra da U.Porto, que vai já na sua 13ª edição e que se realizou este ano pela primeira vez no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o INESC TEC teve em destaque tecnologias do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) e do Centro do Sistema de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), que resultaram dos projetos CARLoS e MASSIVE, respetivamente.
O CARLoS, um robô manipulador móvel para aplicações de fit-out, revestimentos e instalações dentro de blocos de superestruturas de navios, fez as delícias de pequenos e graúdos. Este robô tem a particularidade de ser capaz de trabalhar com humanos, partilhando um espaço, sem barreiras físicas de segurança.
O INESC TEC teve ainda a seu cargo a demonstração de um percurso virtual de bicicleta, durante o qual o participante experiencia diversos estímulos multissensoriais, nomeadamente ao nível da visão, da audição, do olfato e tato, ao conduzir uma bicicleta real instrumentada.
Durante os quatro dias do evento, os projetos do INESC TEC foram apresentados por investigadores de diferentes Centros do INESC TEC, com destaque para o CROB, fortemente representado na iniciativa, e para o CSIG.
Organizada pela Reitoria da Universidade do Porto, a Mostra da U.Porto tem como objetivo informar os jovens sobre as escolhas de que dispõem para prosseguirem os seus estudos nas 14 faculdades da Universidade do Porto, tentando motivá-los, ao mesmo tempo, para o conhecimento nas suas mais variadas vertentes, e disponibilizando uma exploração interativa de variados aspetos do conhecimento científico. Além das faculdades, estiveram ainda representados alguns dos mais importantes centros de investigação integrados na U.Porto, onde se inclui o INESC TEC.