INESC TEC expõe principais desafios da logística retalhista
O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC organizou, no dia 6 de março, um workshop com a SONAE MC, onde o objetivo era discutir os principais desafios, atuais e futuros, da logística retalhista.
Intitulado Current and upcoming challenges in retailers' logistics, este evento decorreu no âmbito dos diversos projetos que o CEGI tem desenvolvido com a SONAE MC, em particular o projeto Agile, no âmbito do qual o CEGI está a analisar e a redefinir o tipo de abastecimento das lojas da SONAE MC. Outros projetos de relevo com a SONAE MC incluem o PROMOSTOCK, o FRESHPACK e Mailing Optimization.
Além dos intervenientes do CEGI (Pedro Amorim, Bernardo Almada-Lobo, Luís Guimarães e Teresa Bianchi-Aguiar), que apresentaram uma visão geral dos mais recentes projetos no campo da logística, o workshop contou ainda com a participação de membros da SONAE MC (João Amaral, José Casimiro, Luís Cruz, João Santos, Pedro Bártolo, Luís Silva), que apresentaram os desafios ao nível da logística enfrentados pela SONAE, e finalmente um participante da Technical University of Eindhoven (Jan Fransoo), da Holanda, que apresentou os desafios que se esperam para o futuro da logística retalhista.
Mais concretamente, foram identificadas quatro tendências a nível mundial para o retalho: a passagem de uma perspetiva de e-commerce para uma perspetiva de múltiplos canais transversais, a passagem do foco nas famílias para o foco no indivíduo, a passagem do atendimento de uma classe média alargada para o atendimento a uma diversidade de rendimentos, e a passagem de indicadores de sustentabilidade para indicadores de responsabilidade social.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.
Créditos foto: Food & Drink Business Europe