Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC desenvolve app que conhece os gostos dos utilizadores

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC está a desenvolver uma app para Android que consegue perceber os gostos musicais, as notícias ou filmes mais interessantes para os diferentes utilizadores, tudo de uma forma automática e não invasiva. A app chama-se CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users) e está a ser desenvolvida no âmbito do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.

De acordo com Teresa Andrade, investigadora do CTM que coordena o projeto, “a CAMR tira partido dos sensores existentes nos dispositivos móveis, tais como o acelerómetro, de orientação, GPS, luz ou som, para obter informação sobre o contexto de utilização. Em paralelo monitoriza os consumos do utilizador, construindo, de modo implícito, perfis de utilizador contextualizados.” 

A app utiliza estes perfis de uma forma transparente ou a pedido do utilizador, para implementar um motor de recomendação não invasivo, sensível ao contexto de utilização. Assim, a app extrai conhecimento sobre o utilizador (preferência de conteúdos e condições nas quais o consumo desses conteúdos ocorre), tomando decisões sobre o conteúdo a recomendar, adaptadas ao contexto de utilização (tipo de atividade exercida pelo utilizador, caraterísticas do seu terminal, altura do dia, dia da semana, do ano, localização, ligação de rede, condições ambientais, entre outros), tornando assim a pesquisa por conteúdos mais rápida e eficaz. O projeto contou a participação de Abayomi Otebolaku, também investigador do CTM.

Este projeto conta com financiamento do Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 - O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda com Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.