Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC cria ferramenta de apoio às decisões de pricing em empresas de aluguer de automóveis

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC está em desenvolver, em parceria com a Guerin Car Rental Solutions, uma ferramenta que permite definir os preços dos produtos desta empresa de aluguer de automóveis disponíveis em websites de e-brokers: intermediários que representam e comparam diferentes competidores. Esta ferramenta pretende aumentar o lucro da empresa ao atualizar, várias vezes por dia, os preços nos e-brokers para cada tipo e data de aluguer pesquisável pelo cliente, com base na monitorização da ocupação da frota e dos preços dos competidores. O projeto arrancou em fevereiro.

No negócio do aluguer de automóveis, o custo de inutilização de frota é crítico para os resultados financeiros, estando os preços normalmente relacionados com o nível de ocupação, como acontece, por exemplo, com o preço de bilhetes de avião. No entanto, neste canal de venda através de e-brokers, devido à grande transparência entre competidores, a resposta dos consumidores ao preço definido está também altamente dependente do seu posicionamento no mercado, isto é, se a empresa fornece o aluguer mais barato ou não.

Intitulado “Modelo de apoio às decisões de pricing”, o projeto do INESC TEC irá resultar no desenho e implementação de um sistema de atualização dos preços desta empresa de aluguer de automóveis nos websites de e-brokers. Trata-se de um processo especialmente crítico neste setor de atividade devido à baixa diferenciação dos produtos. Com esta ferramenta, o cálculo dos novos preços é baseado numa heurística adaptativa fundamentada nos conceitos de target utilisation e booking pace adjustment, que responde às variações nos preços do mercado.

O resultado final será a integração deste sistema com o sistema de gestão de frota, o sistema de extração de preços no mercado, e o sistema de comunicação com os e-brokers, resultando num processo autónomo que, várias vezes por dia, monitoriza, otimiza e atualiza os preços da empresa.

Neste projeto, o INESC TEC está responsável pelo desenho do sistema global e integração dos diferentes sistemas, pela criação da interface de parametrização, gestão e controlo do sistema, e pelo desenvolvimento dos diferentes módulos do processo de atualização do pricing, que incluem a heurística adaptativa, a geração de outputs e indicadores, e a criação de calendários de cálculo que priorizam os preços a recalcular.

A equipa do CEGI envolvida neste projeto conta com Beatriz Brito Oliveira, José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto e FEUP.