Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto INESC TEC permite perceber fatores que influenciam o tempo que consumidores permanecem nas lojas

A permanência dos consumidores nas lojas é influenciada pela temperatura, ruído e serviço prestado. Esta é a conclusão do projeto RETAIL PRO, um trabalho de investigação onde foi desenvolvida uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho.

O consórcio, constituído pela empresa InovRetail, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), criou uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um melhor desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e otimizar os custos operacionais.

Além da temperatura, ruído e serviço prestado, a presença dos consumidores nos espaços comerciais é ainda influenciada por cheiros incomodativos e pelo nível de CO2, principalmente nas lojas situadas em centros comerciais ao final do dia.

“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, assim como as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afetar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico”, explica Pedro Carvalho, o investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC que lidera o RETAIL PRO em conjunto com Luís Corte-Real, também do CTM.

A solução Seeplus®, onde alguns dos módulos foram desenvolvidos através do projeto RETAIL PRO, já está a ser utilizada em lojas como a LEVI’S®, G-STAR RAW, DOCKERS, WORTEN e NIKE. Durante o decorrer das atividades foram estabelecidas cooperações com outros projetos, nomeadamente o Media Arts and Technologies (MAT), com o objetivo de lançar novas iniciativas nesta área e desenvolver módulos de análise mais avançados.

Este projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2012 e teve um financiamento de mais de meio milhão de euros.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.