INESC TEC reconhecido em evento sobre Economia Verde
ORGANIZAÇÃO DA “GREEN BUSINESS WEEK” ATRIBUI DOIS PRÉMIOS AO INESC TEC
Entre 3 e 5 de março o Centro de Congressos de Lisboa recebeu a Green Business Week - Semana Nacional para o Crescimento Verde. O INESC TEC associou-se a este evento, promovido pela Fundação AIP e que contou com o apoio do Governo, demonstrando o seu know-how em Economia Verde. Energia, Ambiente, Água, Resíduos, Construção Sustentável, Cidades Inteligentes, Redes Inteligentes, Tecnologias de Informação foram as áreas em destaque num certame que contou com a participação de empresas líderes e entidades reconhecidas nos setores das Smart Cities, Água e Energia. O Laboratório Associado recebeu durante o evento a Distinção “Green Business Week Inovação 2015” e o seu Diretor João Peças Lopes o “Prémio Personalidade EnergyLive”.
INESC TEC duplamente premiado na Green Business Week 2015
O INESC TEC foi distinguido na Green Business Week 2015 pelos contributos dados na Investigação e Desenvolvimento, e especialmente na sua importância como centro incubador de empresas. Também o Diretor, João Peças Lopes, recebeu o “Prémio Personalidade EnergyLive”, graças à aposta continuada em projetos mobilizadores e transversais que permitiram o aumento da transferência de conhecimento para o tecido económico português. Ambas as distinções foram entregues pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva.
Para o Diretor do INESC TEC, Vladimiro Miranda, “é sempre agradável sentir carinho e apreciação pelo nosso trabalho persistente em favor da economia e das empresas de Portugal”. “Por outro lado, a mensagem que o prémio nos transmite é que o setor empresarial também acredita ser relevante a diferenciação pela inovação – e fornece-nos, assim, um incentivo suplementar que, agradecendo, iremos acarinhar e atender”, conclui.
Já João Peças Lopes mostra-se satisfeito pelo reconhecimento público. “A distinção que recebi foi, de facto, um reconhecimento pela visão estratégica que fui concebendo e pelo esforço na realização e liderança de vários projetos de I&D, com particular ênfase no domínio da integração nas redes elétricas da produção de eletricidade com origem em fontes renováveis”, refere o Diretor.
“Mas não posso deixar de referir que tudo isto só foi possível porque tive o grande privilégio de poder trabalhar com uma equipa de colegas e jovens investigadores, que comungam do mesmo entusiasmo, que acreditam e que têm complementaridades científicas que permitiram que fossemos bem-sucedidos”, acrescenta o Diretor do INESC TEC, que realça ainda o papel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “onde há competências que nunca foram esquecidas” e do INESC TEC “que forneceu o terreno e o ambiente para que germinassem e crescessem essas ideias e esses projetos”.
Além do INESC TEC e de João Peças Lopes foram distinguidos pela Fundação AIP: Embaixador Gonçalo Santa Clara Gomes (Prémio personalidade AcquaLive); Vítor Pereira (Prémio personalidade Smartcitieslive); bem como Universidade de Évora, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Instituto Superior Técnico, CEIIA, Startup LISBOA e Município de Águeda (Distinções Green Business Week Inovação 2015).
Green Business Week quer alavancar a Economia Verde
O evento contou com a exposição de produtos e soluções, fóruns de debate, espaços de apresentação de projetos inovadores e empreendedorismo, encontros técnico científicos e de negócios com convidados internacionais.
Além dos prémios, o INESC TEC marcou presença na Conferência sobre Eficiência Energética com o tema "Integração de VEs nas Rede Elétricas Inteligentes através das Tecnologias de Informação e de Comunicações", apresentado pelo investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), David Rua, e também na mostra tecnológica com um stand demonstrativo das competências do Laboratório Associado na área das redes elétricas inteligentes e veículos elétricos.
A Green Business Week teve como principais pilares a Convenção Nacional para o Crescimento Verde, a SmartCitieslive – Soluções para Cidades Inteligentes, AcqualiveExpo – Água, Resíduos e Ambiente, EnergyliveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas. Esta convenção teve como objetivo promover atividades económicas associadas aos setores da energia e eficiência energética, água, resíduos e ambiente, mobilidade e transportes, tecnologias de informação e construção sustentável, e outras áreas da fileira ambiental na perspetiva do mercado interno e no externo, incluindo a atração de investimento direto estrangeiro, promoção das exportações e a abertura aos novos mercados de diversificação.
Mais de 100 empresas expositoras e parceiras em várias atividades da Green Business Week 2015 demonstraram as competências que Portugal dispõe nestas matérias e o seu contributo para a Economia Verde, cujo crescimento a nível mundial regista valores acima dos 4% por ano. “Que o INESC TEC acredita nas virtudes de uma Economia Verde, está dado à evidência pelo nosso profundo envolvimento em contribuir com inovação nesse sentido para muitas empresas,” afirma o Diretor Vladimiro Miranda, realçando o contributo do INESC TEC, em particular do CPES.
Exemplo desta presença no domínio da Economia Verde são projetos como o InovGrid, CitInES (Design of a decision support tool for sustainable, reliable and cost-effective energy strategies in cities and industrial complexes) ou, mais recentemente, o AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange). Este último, um projeto europeu liderado pelo INESC TEC e financiado no âmbito do H2020, tem como objetivo criar uma tecnologia de medição inteligente capaz de permitir poupanças energéticas significativas. O dispositivo pretende, de forma automática e com um custo baixo, interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de eletricidade, água e gás, rentabilizando todas as tarifas associadas e trazendo benefícios para o consumidor final.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.