Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC reconhecido em evento sobre Economia Verde

ORGANIZAÇÃO DA “GREEN BUSINESS WEEK” ATRIBUI DOIS PRÉMIOS AO INESC TEC

Entre 3 e 5 de março o Centro de Congressos de Lisboa recebeu a Green Business Week - Semana Nacional para o Crescimento Verde. O INESC TEC associou-se a este evento, promovido pela Fundação AIP e que contou com o apoio do Governo, demonstrando o seu know-how em Economia Verde. Energia, Ambiente, Água, Resíduos, Construção Sustentável, Cidades Inteligentes, Redes Inteligentes, Tecnologias de Informação foram as áreas em destaque num certame que contou com a participação de empresas líderes e entidades reconhecidas nos setores das Smart Cities, Água e Energia. O Laboratório Associado recebeu durante o evento a Distinção “Green Business Week Inovação 2015” e o seu Diretor João Peças Lopes o “Prémio Personalidade EnergyLive”.

1   2

INESC TEC duplamente premiado na Green Business Week 2015

O INESC TEC foi distinguido na Green Business Week 2015 pelos contributos dados na Investigação e Desenvolvimento, e especialmente na sua importância como centro incubador de empresas. Também o Diretor, João Peças Lopes, recebeu o “Prémio Personalidade EnergyLive”, graças à aposta continuada em projetos mobilizadores e transversais que permitiram o aumento da transferência de conhecimento para o tecido económico português. Ambas as distinções foram entregues pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, Jorge Moreira da Silva.

Para o Diretor do INESC TEC, Vladimiro Miranda, “é sempre agradável sentir carinho e apreciação pelo nosso trabalho persistente em favor da economia e das empresas de Portugal”. “Por outro lado, a mensagem que o prémio nos transmite é que o setor empresarial também acredita ser relevante a diferenciação pela inovação – e fornece-nos, assim, um incentivo suplementar que, agradecendo, iremos acarinhar e atender”, conclui.

Já João Peças Lopes mostra-se satisfeito pelo reconhecimento público. “A distinção que recebi foi, de facto, um reconhecimento pela visão estratégica que fui concebendo e pelo esforço na realização e liderança de vários projetos de I&D, com particular ênfase no domínio da integração nas redes elétricas da produção de eletricidade com origem em fontes renováveis”, refere o Diretor.

3   5

“Mas não posso deixar de referir que tudo isto só foi possível porque tive o grande privilégio de poder trabalhar com uma equipa de colegas e jovens investigadores, que comungam do mesmo entusiasmo, que acreditam e que têm complementaridades científicas que permitiram que fossemos bem-sucedidos”, acrescenta o Diretor do INESC TEC, que realça ainda o papel da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), “onde há competências que nunca foram esquecidas” e do INESC TEC “que forneceu o terreno e o ambiente para que germinassem e crescessem essas ideias e esses projetos”.

Além do INESC TEC e de João Peças Lopes foram distinguidos pela Fundação AIP: Embaixador Gonçalo Santa Clara Gomes (Prémio personalidade AcquaLive); Vítor Pereira (Prémio personalidade Smartcitieslive); bem como Universidade de Évora, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Instituto Superior Técnico, CEIIA, Startup LISBOA e Município de Águeda (Distinções Green Business Week Inovação 2015).

Green Business Week quer alavancar a Economia Verde

O evento contou com a exposição de produtos e soluções, fóruns de debate, espaços de apresentação de projetos inovadores e empreendedorismo, encontros técnico científicos e de negócios com convidados internacionais.

4  6

Além dos prémios, o INESC TEC marcou presença na Conferência sobre Eficiência Energética com o tema "Integração de VEs nas Rede Elétricas Inteligentes através das Tecnologias de Informação e de Comunicações", apresentado pelo investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), David Rua, e também na mostra tecnológica com um stand demonstrativo das competências do Laboratório Associado na área das redes elétricas inteligentes e veículos elétricos.

A Green Business Week teve como principais pilares a Convenção Nacional para o Crescimento Verde, a SmartCitieslive – Soluções para Cidades Inteligentes, AcqualiveExpo – Água, Resíduos e Ambiente, EnergyliveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas. Esta convenção teve como objetivo promover atividades económicas associadas aos setores da energia e eficiência energética, água, resíduos e ambiente, mobilidade e transportes, tecnologias de informação e construção sustentável, e outras áreas da fileira ambiental na perspetiva do mercado interno e no externo, incluindo a atração de investimento direto estrangeiro, promoção das exportações e a abertura aos novos mercados de diversificação.

Mais de 100 empresas expositoras e parceiras em várias atividades da Green Business Week 2015 demonstraram as competências que Portugal dispõe nestas matérias e o seu contributo para a Economia Verde, cujo crescimento a nível mundial regista valores acima dos 4% por ano. “Que o INESC TEC acredita nas virtudes de uma Economia Verde, está dado à evidência pelo nosso profundo envolvimento em contribuir com inovação nesse sentido para muitas empresas,” afirma o Diretor Vladimiro Miranda, realçando o contributo do INESC TEC, em particular do CPES.

Exemplo desta presença no domínio da Economia Verde são projetos como o InovGrid, CitInES (Design of a decision support tool for sustainable, reliable and cost-effective energy strategies in cities and industrial complexes) ou, mais recentemente, o AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange). Este último, um projeto europeu liderado pelo INESC TEC e financiado no âmbito do H2020, tem como objetivo criar uma tecnologia de medição inteligente capaz de permitir poupanças energéticas significativas. O dispositivo pretende, de forma automática e com um custo baixo, interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de eletricidade, água e gás, rentabilizando todas as tarifas associadas e trazendo benefícios para o consumidor final.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.