INESC TEC presente em evento europeu sobre inovação na agricultura
A Agri Innovation Summit foi uma iniciativa conjunta entre o Governo Português, a Agricultural European Innovation Partnership (EIP-AGRI) e a Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural, que contou o INESC TEC como um dos patrocinadores premium. Esta iniciativa, de âmbito europeu, teve como principal objetivo providenciar uma plataforma onde diferentes atores pudessem debater questões de inovação nas áreas da agricultura e da ruralidade.
Perante os desafios da agricultura na sociedade atual, o propósito passou por mostrar que a robótica e a mecanização podem ter um importante contributo, não só na definição de tendências, mas também para a concretização de casos de sucesso na área da investigação e desenvolvimento.
André Sá, do Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais (SAPE), Filipe Neves dos Santos e José Boaventura, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), e Alexandra Marques e Ricardo Ferreira Soares, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), foram os colaboradores presentes em representação do INESC TEC.
Filipe Neves dos Santos foi keynote speaker na sessão temática paralela intitulada “Agriculture 4.0 and Rural Development - Robotics/Mechanization”, numa apresentação dedicada aos desafios da agricultura/sociedade em que a robótica/mecanização pode ter um importante contributo, bem como às tendências, casos de sucesso e desafios para a investigação e desenvolvimento ao nível da mecanização/robótica. De seguida, foram apresentados os posters dos projetos de referência, selecionados pela EIP-AGRI e associados a esta temática, com destaque para o RoMoVi - Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de Encosta. Com base no keynote speech e nos posters, formaram-se equipas de trabalho juntamente com o público para responder à seguinte questão: "What stands out as more innovative in the projects presented?". O balanço deste trabalho foi feito por Filipe Neves dos Santos, com uma síntese da informação recolhida e que foi apresentada no fecho do evento.
Alexandra Marques representou o INESC TEC no sub-evento REVERSE PITCH, no qual os patrocinadores do evento tiveram a oportunidade de fazer uma breve apresentação institucional e de exporem um desafio no âmbito da digitalização da Agricultura para desenvolvimentos futuros. A plateia, constituída maioritariamente por startups participantes no evento, analisou possíveis soluções e abordagens para esses desafios, identificando-se assim potenciais parceiras.
Além do RoMoVi, foi ainda apresentada a plataforma AGROB V16, uma tecnologia desenvolvida de forma modular que pretende, para além de tarefas de medição da variabilidade, sensorização e monitorização, testar tecnologias de atuação, tais como pulverização de precisão ou manipuladores robóticos para operações de poda e colheita.
Este evento reuniu mais de 500 participantes, entre eles agricultores, empresários do mundo rural, startups, autoridades, redes nacionais de cooperação, investigadores, consultores e associações não governamentais, provenientes de toda a Europa, no sentido de promover o cruzamento de informação sobre iniciativas que envolvem múltiplos atores, nomeadamente no âmbito de programas de desenvolvimento rural no contexto europeu e do Horizonte 2020.
Além de pretender despertar a atenção dos participantes para oportunidades de digitalização existentes para economias agrícolas e rurais, a organização promoveu ainda informação sobre políticas europeias para inovação nessas áreas, bem como apresentação de novas ferramentas tecnológicas que podem ser suportadas por programas desenvolvimento rural em curso.
A conferência decorreu nos dias 11 e 12 de outubro em Oeiras.
Os colaboradores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UTAD.