Offside
Lado B

"Eu canto em todo o lado!"

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House, pela voz de Ricardo Paiva.

Fora de Série

"Desde a minha entrada no INESC TEC fui progressivamente diversificando as minhas tarefas e aprendendo novas, adquiri outras competências e novas responsabilidades e sinto que evolui bastante a nível profissional e pessoal." Eunice Oliveira (SCOM)

Asneira Livre

"Querido Pai Natal, tudo o que mais desejo neste Natal e no novo ano que se aproxima, para além da Paz no Mundo, é que no INESC TEC a "imaginação nos engorde e a matemática nos emagreça.", Cristina Barbosa (CITE)

Galeria do Insólito

E no meio de todo este cenário, o que é que viemos a descobrir? Que o Pai Natal vem lá da Lapónia carregar as baterias do trenó no nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Novo projeto europeu pretende monitorizar correntes marítimas

Fornecer uma solução eficaz e de baixo custo para monitorizar as correntes marítimas de superfície e as suas características dinâmicas em qualquer parte do mundo. Este é o objetivo principal do novo projeto europeu MELOA, que conta com a participação do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC.

Coordenado pela DEIMOS Space, o MELOA - Multi-purpose/Multi-sensor Extra Light Oceanography Apparatus tem como objetivo desenvolver uma solução baseada em derivadores flutuantes de baixo custo, fácil de manusear, resiliente e diversificada, capaz de ser usada em diferentes ambientes marítimos, desde o mar profundo até zonas mais terrestres, incluindo áreas costeiras, ribeiras e zonas de desportos aquáticos.

A contribuição do INESC TEC consiste no desenvolvimento do software para gestão das campanhas de recolha de dados e a integração com o catálogo de dados a disponibilizar pela DEIMOS, numa perspetiva de alimentar os serviços do Copernicus relevantes, bem como de alavancar a disponibilização de serviços de valor acrescentado.

Este trabalho assenta na evolução da plataforma de software já desenvolvido pelo INESC TEC para os derivadores WAVY no âmbito do Observatório RAIA.

Esta solução, que resultou de uma colaboração com o LSTS (Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e com o Instituto Hidrográfico, foi usada para estudar a circulação de superfície na zona de rebentação, incluindo detalhes sobre a estrutura dos agueiros (rip currents) e correntes de deriva litoral, demonstrada em campanhas conjuntas em São Jacinto e Vila Praia de Âncora.

Além do INESC TEC e da DEIMOS Space, este projeto conta com a parceria da DEIMOS Engenharia, do Instituto Hidrográfico (IH), do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), da Ocean Scan, da Composite Solutions, da Collecte Localisation Satellites (CLS) que gere a rede de satélites Argos, da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e da SmartBay Ireland (SBI).

Com início a 1 de dezembro, o Projeto MELOA enquadra-se no âmbito H2020, tem a duração de 39 meses e um orçamento global de 4.7M€.

A equipa do INESC TEC é coordenada por Artur Rocha e conta com a participação dos investigadores João Correia Lopes, Lino Oliveira, Paulo Monteiro e Alexandre Costa. A reunião de arranque aconteceu no Hotel Trip, em Lisboa, nos dias 14 e 15 de dezembro.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.