Offside
Lado B

"Eu canto em todo o lado!"

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House, pela voz de Ricardo Paiva.

Fora de Série

"Desde a minha entrada no INESC TEC fui progressivamente diversificando as minhas tarefas e aprendendo novas, adquiri outras competências e novas responsabilidades e sinto que evolui bastante a nível profissional e pessoal." Eunice Oliveira (SCOM)

Asneira Livre

"Querido Pai Natal, tudo o que mais desejo neste Natal e no novo ano que se aproxima, para além da Paz no Mundo, é que no INESC TEC a "imaginação nos engorde e a matemática nos emagreça.", Cristina Barbosa (CITE)

Galeria do Insólito

E no meio de todo este cenário, o que é que viemos a descobrir? Que o Pai Natal vem lá da Lapónia carregar as baterias do trenó no nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC contribui para o conhecimento do Atlântico

O Centro Internacional de Investigação dos Açores ("Atlantic International Research Centre" - AIR Center) arrancou no dia 20 de novembro, no Brasil, através da assinatura da Declaração de Florianópolis, que conta com o INESC TEC e do INESC P&D Brasil como signatários.

Promovida pelo Ministério da Ciência de Portugal, esta declaração resulta de um esforço internacional que juntou na assinatura do mesmo documento uma série de representantes de governos de Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, África do Sul, Uruguai, Argentina, tendo ainda a Índia como observador. 

O Air Center terá como objetivos fundamentais a criação de emprego e o contributo para um futuro ambiental sustentável, nomeadamente através de um papel de monitorização das alterações climáticas e dos seus efeitos, como foco na zona do Atlântico.

O novo laboratório multinacional, que terá instalações no arquipélago dos Açores, mas que pretende aproveitar infraestruturas e meios humanos espalhados por vários pontos do planeta, propõe-se utilizar de satélites à robótica submarina para recolher e analisar informação na zona do Atlântico, dedicando-se a áreas como segurança, aquicultura e pescas, preservação da biodiversidade e até ordenamento urbano.

Além do INESC TEC e do INESC P&D Brasil, este projeto tem o apoio das seguintes instituições: UROcean, PLOCAN, Barcelona Super Computing Centre CEiiA, Universidade do Texas em Austin, Universidade de Cabo Verde, Instituto Marinho da Irlanda, SINTEF, WavEc, Associação RAEGE dos Açores, Instituto de Biodiversidade e Instituto Espanhol de Oceanografia. Entre as empresas tecnológicas associadas ao projeto contam-se Elecnor Deimos, Thales, EDP Inovação, Lusospace e Tekever.

O Air Center tem de momento já oito países fundadores, a saber Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores, e como observadores estão o Reino Unido, África do Sul e a Índia. No futuro espera-se que mais países possam integrar esta estrutura.