Colaborador INESC TEC ganha bolsa de investigação da Gulbenkian
Afonso Rodrigues, colaborador do HASLAB - Laboratório de Software Confiável do INESC TEC, e aluno de Mestrado Integrado em Engenharia Física da Universidade do Minho, foi um dos oito vencedores da bolsa de investigação científica e tecnológica da Gulbenkian, no âmbito de Tecnologias Quânticas.
Dos oito vencedores desta bolsa, Afonso Rodrigues foi o único aluno da Universidade do Minho, seguido de alunos da Universidade do Porto, do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Aveiro.
O programa “Novos Talentos em Tecnologias Quânticas” tem como objetivo estimular nos jovens o interesse de investigação em Tecnologias Quânticas, acabando por possibilitar o desenvolvimento de competências nacionais na área e, em concreto, em telecomunicações, computação e metrologia e sensores quânticos. Este programa destina-se a estudantes do 1º e 2º ciclos universitários de estudos, com ou sem formação em Física Quântica.
De referir ainda que a comissão científica deste programa foi composta por Yasser Omar, do Instituto Superior Técnico, Armando Pinto, da Universidade de Aveiro, e José Nuno Oliveira, da Universidade do Minho e investigador sénior do INESC TEC.
Os colaboradores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho.