Laser desenvolvido pelo INESC TEC otimiza maqueta do Porto Medieval
O Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, através dos colaboradores Carlos Gaspar e Paulo Marques, desenvolveu um sistema de apresentação da maqueta do Porto Medieval, disponível na Casa do Infante, que consiste num inovador apontador laser que permite novas possibilidades de exposição interativa do modelo da cidade.
Criada por uma equipa multidisciplinar, a maqueta interativa da cidade do Porto na época medieval foi feita à escala 1:500, mostrando um olhar diferente sobre as áreas envolventes. Disponível na Torre Norte do edifício, este espaço recebe visitas continuamente, nas quais, através de um sistema mecânico criado de raiz, o apontador permite selecionar locais específicos e a partir daí obter esclarecimentos auditivos bilingues com notas histórias e outras curiosidades.
Com uma história que remonta a 1325, a Casa do Infante é um museu e um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto. Tradicionalmente apresentada como o local de nascimento do Infante D. Henrique, patrono dos descobrimentos portugueses, trata-se de um conjunto edificado que ocupa uma extensa área da zona ribeirinha do Porto e que foi sofrendo sucessivas alterações ao longo dos tempos.
Classificado como Monumento Nacional desde 1924, este edifício acolhe o Arquivo Histórico Municipal do Porto.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.