Segundo Startup Accelerator termina com mais 10 novas empresas
Foi com mais de 150 candidaturas de 14 países diferentes que terminou, em novembro, a segunda edição do programa Startup Porto Accelerator (SPA), no âmbito do projeto IN&OUT. No total, o INESC TEC apoiou a criação de 20 novas startups em áreas web e mobile, sendo que cada edição deu origem a 10 novas startups.
Organizado por uma equipa de investigadores do Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC e pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, o SPA tem como propósito promover o desenvolvimento de startups com um perfil tecnológico único. É um programa ‘hands-on’, focado em apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio escaláveis.
Na semana de 13 a 17 de novembro, a ANJE e o INESC TEC acompanharam as startups selecionadas numa missão a Londres onde tiveram oportunidade de participar em vários eventos de networking e contactar outros programas de aceleração, nomeadamente a aceleradora da University College London (UCL), e fazer um pitch perante um painel de investidores e representantes da AICEP.
Startups da primeira edição
Framie – aplicação que visa promover o colecionismo no mundo digital, utilizando fotografias e desenvolvendo uma rede social. Esta startup ganhou o Venture Cup Portugal, um concurso para distinguir as melhores startups universitárias, e teve a oportunidade de disputar o University Startup World Cup, em Estocolmo.
Gamestars – uma plataforma de jogos online que tem como objetivo liberalizar a profissionalização do gaming um pouco por todo o mundo, permitindo a qualquer jogador ganhar dinheiro a jogar videojogos.
Promptly – combina tecnologia com informação real produzida por pacientes em período pós-operatório. Tem o Health Cluster Portugal como parceiro e está já em testes piloto no Centro Hospitalar do Porto, no Hospital São João, no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e no Hospital Pedro Hispano.
Sellit – Permite comprar e vender produtos, com a confiança de conhecer o perfil Facebook do comprador ou vendedor.
Xtrendi – Market Place online que vende têxteis técnicos e acessórios.
Infinite Foundry – primeira plataforma em cloud onde a partir do browser navegador o utilizador pode projetar e simular em 3D qualquer produto e visualizar o resultado num ambiente de realidade virtual.
Scrutinit – permite às empresas contratar pessoas que representem o seu público-alvo para testar os seus bens e serviços, ligando as empresas aos consumidores e assim transformando o comportamento do utilizador em conhecimento e valor para a empresa.
Cosoftw – desenvolve software integrado de gestão operacional e serviços, cujo produto principal é o CranSyst: um software para o controlo e gestão de projetos de construção, permitindo ao utilizador controlar em tempo real o progresso das empreitadas, independentemente da sua localização.
Flatcrasher – permite aos turistas encontrar com facilidade um sítio onde passar a noite, tomar um banho ou trabalhar, cruzando necessidades com disponibilidades.
Bnesis – providencia um software de integração que simplifica o processo de pedido de crédito, permitindo que a instituição de crédito analise os dados de pagamento, banco, comércio eletrónico, agência de crédito e outros dados com ajuda de múltiplos mecanismos de pontuação externa que funcionam em simultâneo.
Startups da segunda edição
Lumer – isqueiro elétrico inteligente que carrega através do telemóvel e monitoriza os hábitos do fumador através duma aplicação.
Emotai – ajuda as pessoas a gerirem as suas emoções de uma forma mais eficiente, monitorizando as competências de pensamento crítico e a capacidade de concentração.
Predict Churn – plataforma de análise preditiva que recolhe e traduz dados comportamentais, com base em algoritmos de inteligência artificial, permitindo a empresas prestadoras de serviços prever quando é que os seus clientes vão prescindir daqueles.
Subcultours – plataforma de reservas para experiências com artistas, profissionais das indústrias criativas e empreendedores. O projeto já funciona na Alemanha e também na Costa Rica, Portugal é o terceiro país.
Go-ER – plataforma de recomendação social de viagens que permite aos turistas recolherem rapidamente conselhos especializados para as suas futuras viagens.
B.Create – uma plataforma que ajuda as empresas de bebidas no desenvolvimento de produtos, estimando vendas e reduzindo os custos associados ao processo e ao artigo final.
Top Games – agência colaborativa que reúne programadores de jogos mobile para entregarem jogos de alta qualidade num ambiente de trabalho mais satisfatório e eficiente.
Couch MW – plataforma de mediação por profissionais de saúde mental com base em consultas vídeo.
iClimate – providencia um novo, confiável, eficaz e avançado mecanismo de previsão meteorológico para os períodos de curto, médio e longo prazos, com o objetivo de ajudar instituições e autarquias a decidir atempadamente sobre o auxílio às populações.
BeGoodToo – rede social para budistas.