INESC TEC tem novo website
Foi para refletir de forma mais eficaz e clara o dinamismo do INESC TEC que surgiu a necessidade de construção de um novo website, lançado oficialmente no dia 14 de dezembro. Com uma apresentação moderna e apelativa das diferentes atividades do Instituto, esta nova ferramenta de comunicação pretende dar destaque à investigação produzida, aos resultados do trabalho multidisciplinar desenvolvido e ao impacto gerado na sociedade.
O arranque do processo aconteceu em 2016, através de um grupo de trabalho interno constituído por Isabel Macedo (AG), Eunice Oliveira (SCOM), Joana Coelho (SCOM), Fábio Alves (SIG), com a participação na fase de especificação de André Sá (SAPE) e Mário Amorim Lopes (CEGI), e apoio de José Carlos Sousa (SIG) e Pedro Regadas (SCOM), sob a coordenação de Gabriel David (CA). Foi ainda definido o Steering Commitee, responsável pela orientação geral e pela validação dos resultados de cada fase, do qual fizeram parte: quatro membros do Conselho de Administração, Bernardo Almada Lobo, Rui Oliveira, Vladimiro Miranda e Gabriel David, a responsável do Serviço de Comunicação, Sandra Pinto, e um representante de cada um dos quatro Clusters, indicados pelo Conselho de Administração, designadamente Manuel Matos, Manuel Ricardo, Alípio Jorge e António Lucas Soares.
O processo foi complexo e passou por várias fases, desde entrevistas internas e externas, para se avaliar o posicionamento da Instituição, a proposta de valor e as expectativas dos diferentes públicos, passando por um benchmarking a outros websites. Estas pesquisa e análise prévias deram origem a um relatório, apresentado ao Steering Committee, no qual foi definida a estrutura do website, bem como todos os recursos e funcionalidades que dele deviam fazer parte.
Em seguida, foi selecionada uma empresa para o desenvolvimento, tendo a escolha recaído sobre a NQ Digital Agency. Partindo do relatório de arquitetura, a empresa elaborou uma proposta de design que, após algumas iterações, foi aprovada. Passou-se em seguida à fase de implementação, com duas pistas de trabalho. Por um lado, foi desenvolvido um backoffice para a introdução de conteúdos estáticos, o qual constitui a ferramente de trabalho do SCOM, que coordena esta vertente. Por outro, o SIG desenvolveu um conjunto de web services para garantir a interligação do website aos vários sistemas de informação do INESC TEC. Conseguiu-se assim um website que se pretende flexível e semiautomatizado.
São 32 anos de existência, pautados por um caminho de crescimento e de excelência, que provam a capacidade do INESC TEC de superar desafios e de se afirmar no seu contexto de atuação. Pretende-se que esta nova plataforma dê a conhecer essa história única e inspiradora, e com a qual os colaboradores se possam sentir identificados e representados, consolidando assim a presença do INESC TEC no mundo online.
Durante um período de transição, o website antigo continuará acessível por link na página de entrada do novo.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FEUP, UP-FCUP e UMinho.