Novo projeto para desenvolver um piloto IoT para sistemas de produção
O INESC TEC recebeu, nos dias 6 e 7 de novembro, a reunião de arranque do projeto FASTEN - Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products, orçamentado em 3.1 M€ e com duração prevista de três anos.
O FASTEN tem como objetivo desenvolver e demonstrar um piloto IoT totalmente modular, para a produção eficiente de produtos customizados. Para o efeito, serão integradas tecnologias de robótica flexível, produção aditiva e de simulação-otimização em sistemas de manufatura e logísticos focados na customização em massa a baixo custo.
Liderado pelo INESC TEC, o FASTEN conta ainda com a participação de INESC P&D Brasil, ThyssenKrupp, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Bradel (Brasil), Embraer (Brasil e Portugal), Politecnico Di Milano e Intellimech (Itália) e PACE Aerospace Engineering and Information Technology (Alemanha).
O INESC TEC participa neste projeto através do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), com os investigadores Américo Azevedo, César Toscano, João Basto, Jorge Pinho de Sousa, Samuel Moniz e Rúben Dias, e do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), com os investigadores António Paulo Moreira, Germano Veiga, Luís Rocha e Rafael Arrais.
Este projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte2020.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.