Offside
Lado B

"Eu canto em todo o lado!"

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House, pela voz de Ricardo Paiva.

Fora de Série

"Desde a minha entrada no INESC TEC fui progressivamente diversificando as minhas tarefas e aprendendo novas, adquiri outras competências e novas responsabilidades e sinto que evolui bastante a nível profissional e pessoal." Eunice Oliveira (SCOM)

Asneira Livre

"Querido Pai Natal, tudo o que mais desejo neste Natal e no novo ano que se aproxima, para além da Paz no Mundo, é que no INESC TEC a "imaginação nos engorde e a matemática nos emagreça.", Cristina Barbosa (CITE)

Galeria do Insólito

E no meio de todo este cenário, o que é que viemos a descobrir? Que o Pai Natal vem lá da Lapónia carregar as baterias do trenó no nosso Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de novembro entraram 25 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Protótipo desenvolvido no INESC TEC recebe financiamento da Google

O protótipo Stop PropagHate, desenvolvido no INESC TEC, vai receber financiamento do fundo de inovação Digital News Initiative (DNI), da Google.

A Digital News Initiative (DNI) é uma parceria entre a Google e editoras de notícias da Europa e tem como objetivo apoiar o jornalismo de elevada qualidade através da tecnologia e da inovação. Neste contexto, foi criado em outubro de 2015 o DNI Innovation Fund, no valor de 150 milhões de euros.

No evento da quarta ronda de atribuição de financiamento, que se realizou em Londres, foram anunciados os 102 projetos vencedores, entre os 685 candidatos. Ao todo, vão ser disponibilizados mais 20,4 milhões de euros para apoiar projetos de inovação nas notícias, elevando o valor total para os 94 milhões de euros. No grupo dos vencedores está um projeto português pertencente ao INESC TEC.

Chama-se Stop PropagHate e consiste numa interface de programação de aplicações (API) apoiada por técnicas de aprendizagem automática que pretende ajudar as empresas de media não só a identificar automaticamente se os comentários às suas notícias contêm discurso de ódio, mas também a prever a probabilidade de uma notícia gerar comentários contendo discurso de ódio.

Este protótipo vai receber 49 mil e 804 euros de financiamento do DNI Fund.

A ideia surgiu da continuidade do trabalho da tese de mestrado de Paula Fortuna, investigadora do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC e bolseira no projeto FourEyes (Intelligence, Interaction, Immersion and Innovation for Media Industries). A tese, que tem como tópico a deteção automática de discurso de ódio, foi desenvolvida no âmbito de uma Bolsa de Licenciado apoiada pelo INESC TEC. Sérgio Nunes, professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigador do INESC TEC, supervisionou a bolsa e apontou a importância de aplicar a deteção de discurso de ódio ao contexto do jornalismo, dando continuidade ao projeto e permitindo a candidatura ao DNI Innovation Fund.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm ligação ao INESC TEC e à UP-FEUP.