INESC TEC participa na 1ª Conferência do Fórum para Competências Digitais
O INESC TEC participou na 1.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, que se realizou dia 6 de dezembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
O Fórum Permanente para as Competências Digitais pretende ser a conferência por excelência para a discussão e partilha sobre as competências digitais em Portugal, nas suas várias vertentes: a inclusão, a educação, a qualificação, a especialização e a investigação.
Este Fórum tem como objetivo dinamizar e articular um leque alargado de atores sociais e garantir uma ampla mobilização para a Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 | Portugal INCoDe.2030. Está prevista a realização de uma conferência anual pública na qual serão apresentados e comentados todos os anos os resultados da evolução por eixo, bem como apresentados casos nacionais e internacionais de boas práticas.
Num espaço conjunto entre INESC TEC e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estiveram em exposição dois projetos. O Ce4Blind, desenvolvido pelo Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, em colaboração com a Universidade do Texas em Austin, nos EUA, e com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), que consiste numa plataforma digital móvel capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas invisuais, ou com visibilidade reduzida, de uma forma não invasiva. O SAMI, desenvolvido pela UTAD, é uma aplicação web que ajuda a ultrapassar a necessidade da inserção de texto na pesquisa de conteúdos online, permitindo a pessoas com dificuldades de leitura e escrita interagir autonomamente.
Para além da exposição destes projetos, a cerimónia de abertura do Fórum contou com a intervenção de Pedro Guedes de Oliveira, consultor da Administração do INESC TEC e Coordenador Geral da iniciativa INCoDe.2030.
O evento contou ainda com a presença de vários membros do Governo, incluindo o Primeiro-Ministro, António Costa.
O investigador mencionado na notícia tem ligação ao INESC TEC.