Investigadora INESC TEC vence Best Student Paper Award na Estónia
Yulia Karimova, investigadora do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, foi a vencedora do prémio “Best Student Paper”, entregue no âmbito da 11th International Conference on Metadata and Semantics Research (MTSR).
Intitulado “Promoting Semantic Annotation of Research Data by their Creators: a use case with B2NOTE at the end of the RDM workflow”, este trabalho teve como co-autores João Aguiar Castro, João Rocha da Silva, Nelson Pereira e Cristina Ribeiro, também do CSIG. Trata-se de um trabalho de aplicação de métodos e ferramentas que estão a ser desenvolvidos no projeto TAIL do INESC TEC, nomeadamente a plataforma Dendro e da sua ligação a serviços da infraestrutura europeia EUDAT, em especial o B2SHARE e o B2Note.
A MTSR é um evento anual, internacional e multidisciplinar, que reúne académicos, investigadores e profissionais nas áreas de metadados, ontologias e investigação semântica, dando a oportunidade aos participantes de partilhar conhecimentos e novas abordagens na implementação destas tecnologias em diferentes tipos de ambientes e de domínios de aplicação. Na MTSR são discutidas soluções em áreas como os repositórios de acesso aberto, as bibliotecas digitais, a recuperação de informação e a e-science, com aplicações em domínios como a agricultura, a alimentação e o ambiente, a bio-saúde e os sistemas de informação médica.
O “Best Student Paper Award” é um dos prémios atribuídos neste evento e reconhece o valor para a conferência de um trabalho original, com mérito científico e cujo autor principal é estudante.
A conferência decorreu entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro em Tallinn, na Estónia.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.