INESC TEC apresenta resultados de projetos ligados ao Mar
O INESC TEC marcou presença no evento de encerramento do Programa PT 02 – Gestão Integrada das Águas Marinhas e Costeiras, sob o tema “Resultados Alcançados”, que teve lugar no dia 6 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento.
Organizada pela Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), enquanto Operador de Programa do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants), esta iniciativa permitiu ao INESC TEC apresentar resultados dos projetos SeaBioData, BLUECOM+ e ENDURE.
Desenvolvido no Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), o SeaBioData - Portuguese Seamounts Biodiversity Data Management, possibilita criar um sistema de gestão de dados marinhos, para suportar o registo integrado dos dados científicos recolhidos nas campanhas do BIOMETORE, sobre a biodiversidade dos montes submarinos portugueses e ecossistemas associados, bem como das pressões humanas exercidas sobre os mesmos.
O projeto BLUECOM+ - Connecting Humans and Systems at Remote Ocean Areas using Cost-effective Broadband Communications, com a participação do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), visa o desenvolvimento de uma solução de comunicações inovadora para o acesso à Internet em banda larga e de baixo custo em zonas remotas do oceano, usando tecnologias de acesso normalizadas, como por exemplo o Wi-Fi e o 4G.
Também com a participação de equipas do CTM e do CRAS, o projeto ENDURE pretende desenvolver uma estação de acostagem subaquática para veículos autónomos subaquáticos, de forma a permitir a presença em localizações oceânicas remotas por longos períodos de tempo.
Rui Campos e Luís Pessoa, do CTM, Alexandre Costa, do CSIG, Aníbal Matos, do CRAS, e Gabriel David, do Conselho de Administração, foram os representantes do INESC TEC nesta iniciativa.
A DGPM é um serviço central da administração direta do Estado, que tem por missão desenvolver, avaliar e atualizar a Estratégia Nacional para o Mar, elaborar e propor a política nacional do mar nas suas diversas vertentes, planear e ordenar o espaço marítimo nos seus diferentes usos e atividades, acompanhar e participar no desenvolvimento da Política Marítima Integrada da União Europeia e promover a cooperação nacional e internacional no âmbito do mar.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.
Créditos foto: www.dgpm.mm.gov.pt