Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Filipe Abrantes, Twitter, sr. Software Engineer
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 2004-2008
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CTM
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Ambient Networks
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Desde que saí do INESC TEC fui-me progressivamente dedicando ao desenvolvimento de aplicações móveis e, neste momento, faço parte da equipa de Android do Twitter.
Pelo caminho, trabalhei para a DoubleTwist e a LarvaLabs, duas pequenas empresas sediadas nos EUA, também em projetos de Android. Ao mesmo tempo, criei, com alguns colegas, um miniestúdio de videojogos, a We Came From Mars, que ainda se mantém no ativo. Foram anos intensos!
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Poderia dizer que ter desenvolvido uma plataforma de comunicação ad-hoc para PDAs durante o meu estágio curricular no INESC TEC foi um presságio para a minha ocupação atual, mas é óbvio que o doutoramento que completei sob a orientação do Prof. Manuel Ricardo teve um impacto muito maior sobre o profissional que sou nos dias de hoje.
E, embora o tópico do doutoramento não esteja, aparentemente, relacionado com a minha ocupação atual, a verdade é que aquilo que faço e a maneira como as faço é indissociável do processo de aprendizagem que o doutoramento representou.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Não tenho conhecimento de causa suficiente para responder a esta pergunta =). Embora me mantenha em contacto com bastantes pessoas com quem trabalhei e convivi durante o tempo que estive no INESC TEC, não sei o suficiente sobre o seu estado atual.