Vincit qui se vincit
A FEUP terá novo Diretor: responsabilidade e honra. Honra porque não é empreitada pouca ser cabeça da melhor escola de engenharia do país. Responsabilidade, porque toda a glória é vã se não for emanação de realidade robustecida.
É timbre comum endereçar votos de felicidade em tais momentos, e o fazemos sem reserva ao Prof. Falcão e Cunha – um inesquiano, também. Desejamos, porém, adicionar um voto mais: o de que o novo titular possa cumprir um objetivo de fazer mais do que o que se espera e de cumprir mais do que o que prometeu. Que seja capaz de um delírio glorioso, vertê-lo em sonho e depois em cousa feita.
Não porque houvesse timidez ou pouca ambição nos propósitos anunciados, de modo algum: mas porque a FEUP, o Porto, Portugal precisa de superação. Precisa de ser mais do que o que sonha ser.
O INESC TEC é uma emanação feliz da FEUP, ainda que hoje nele convivam diferentes sensibilidades e origens e instituições. De todas converge o sentimento de que o sucesso da FEUP é êxito de todos, a todos beneficia, a todos projeta.
E, na cultura exigente que criámos e cultivamos, está presente a noção de que só vence quem se vence. Vincit qui se vincit. Importa, por isso, fazer o elogio da superação.
Estamos confiantes que a nova liderança da FEUP já sentiu, já pensou, já desejou e se propõe ao mesmo: que a FEUP seja mais do que pode ser. Para isso, pode contar connosco incondicionalmente.
Créditos foto: Wikipédia