INESC TEC organiza conferência europeia na área da computação paralela e distribuída
O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC organizou, em conjunto com o Departamento de Ciência de Computadores e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 25 e 29 de agosto, a 20th International European Conference on Parallel and Distributed Computing (Euro-Par 2014). Tutoriais, workshops, painéis de discussão e palestras sobre computação paralela e distribuída juntaram, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, cerca de 300 participantes de 33 países.
A conferência cobriu uma vasta gama de tópicos, desde algoritmos e teoria, a tecnologia de software e arquiteturas hardware escaláveis, com três oradores convidados e 68 artigos sujeitos à revisão de quatro pares. Os proceedings da conferência foram editados pelo coordenador do CRACS, Fernando Silva, e pelos investigadores Inês Dutra e Vítor Santos Costa e publicados na série Lecture Notes in Computer Science da Springer, volume 8632.
Paralelamente à conferência realizaram-se também 18 workshops que alimentaram a troca de ideias em torno do tema principal da conferência. O programa contou ainda com dois tutoriais, High-performance parallel graph analytics e Heterogeneous Memory Models e um painel de discussão intitulado T”.
Além da organização do evento, o CRACS esteve ainda representado pelos investigadores David Aparício, Pedro Paredes e Pedro Ribeiro no workshop 7th International Workshop on Multi-/Many-Core Computing Systems (MuCoCos), onde apresentaram o artigo “A Scalable Parallel Approach for Subgraph Census Computation”.
Realizada anualmente, a Euro-Par funciona como o fórum de excelência a nível Europeu de discussão sobre os últimos avanços técnicos e científicos na área da computação paralela e distribuída. Junta academia, indústria e instituições de investigação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FCUP.