Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da European Space Agency, pela voz de João Pereira do Carmo.

Fora de Série

"(...) embora o CEGI já pertencesse ao INESC TEC anteriormente, o sentimento de pertença à instituição tem vindo a crescer (...)." Luís Guimarães

A Vós a Razão

E porque não ser o INESC TEC o gigante sobre o qual a próxima geração se empolará? Mário Amorim Lopes, CEGI

Asneira Livre

Trepei o muro com um cão debaixo do braço (estes dois são mais ou menos portáteis) e lá o fiz saltar para o chão no jardim de casa. Com o segundo a mesma coisa. Boa, está feito! Visão das pessoas que iam a passar na rua: “Este tipo está a assaltar a casa e a meter cães lá para dentro!” Vasco Teles, Projetos especiais.

Galeria do Insólito

Uma turbina eólica que é também... um "abajur"!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

HASLab/INESC TEC explora técnica de deduplicação para solucionar problemas na ‘cloud’

O artigo “A survey and classification of storage deduplication systems”, dos investigadores do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC João Paulo e José Pereira, apresenta uma abordagem inovadora ao conceito de deduplicação e à sua utilização em serviços na cloud. O trabalho foi publicado recentemente na revista internacional com o maior fator de impacto na área de ciências da computação, a ACM Computing Surveys.

A quantidade de informação digital produzida em todo o mundo está a crescer de forma exponencial, atingindo valores superiores aos previstos. Paralelamente, com o aparecimento dos serviços de computação em nuvem, a informação de diferentes utilizadores deixou de ser guardada apenas nos seus computadores pessoais e passou a ser armazenada remotamente por empresas. É, por isso, fundamental para estas empresas encontrar formas eficientes e de custo reduzido, que possibilitem acomodar esta explosão de informação digital.

A deduplicação surge como uma das respostas a este desafio, permitindo eliminar informação duplicada (vídeos, músicas, entre outros) pertencente a diferentes utilizadores. Estudos recentes mostram que, usando deduplicação, é possível reduzir até 80% a quantidade de informação armazenada em infraestruturas de computação em nuvem. A informação repetida é eliminada de forma automática e transparente para quem usa o serviço, ou seja, cada pessoa continua a aceder aos seus documentos sem notar que existe apenas uma única cópia partilhada.

O artigo apresentado pelos investigadores do HASLab/INESC TEC descreve em detalhe o conceito, revê os sistemas e algoritmos de deduplicação existentes apresentando uma nova classificação. São ainda discutidos novos cenários de aplicação desta técnica e os desafios para a melhorar.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: U.Minho.