Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da European Space Agency, pela voz de João Pereira do Carmo.

Fora de Série

"(...) embora o CEGI já pertencesse ao INESC TEC anteriormente, o sentimento de pertença à instituição tem vindo a crescer (...)." Luís Guimarães

A Vós a Razão

E porque não ser o INESC TEC o gigante sobre o qual a próxima geração se empolará? Mário Amorim Lopes, CEGI

Asneira Livre

Trepei o muro com um cão debaixo do braço (estes dois são mais ou menos portáteis) e lá o fiz saltar para o chão no jardim de casa. Com o segundo a mesma coisa. Boa, está feito! Visão das pessoas que iam a passar na rua: “Este tipo está a assaltar a casa e a meter cães lá para dentro!” Vasco Teles, Projetos especiais.

Galeria do Insólito

Uma turbina eólica que é também... um "abajur"!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC inicia projeto sobre previsão probabilística da Produção em Regime Especial

O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC iniciou no mês de setembro um projeto, contratualizado com a REN (Redes Energéticas Nacionais SA), para o desenvolvimento de uma ferramenta de previsão probabilística da Produção em Regime Especial (PRE).

Este projeto envolve o desenvolvimento e operacionalização de algoritmos estatísticos de previsão probabilística, essencialmente aplicados à previsão da incerteza da produção eólica nacional, mas também alargados para a restante PRE nacional (fotovoltaica, mini-hídrica, térmica). Surge na sequência da experiência adquirida pelo INESC TEC em projetos internacionais, tais como o projeto europeu ANEMOS.plus, em colaboração com a REN, e o projeto ARGUS, em colaboração com o Argonne National Laboratory.

O produto final consistirá num conjunto de módulos de software passível de ser integrado em ferramentas de apoio à gestão do sistema elétrico de energia.

Com a duração de quatro meses, o trabalho inclui os seguintes investigadores do CPES: Ricardo Bessa, Manuel Matos e Dewan Fayzur.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.