Embarcações autónomas FEUP/INESC TEC vencem provas em campeonato mundial
Uma equipa formada por investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC, docentes e estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participou na conferência internacional 7th International Robotic Sailing Conference (IRSC) que incluiu a competição World Robotic Sailing Championship (WRSC), onde venceu as duas provas mais importantes.
A equipa FEUP/INESC TEC participou com as embarcações autónomas FASt e Laser ASV. O veleiro FASt venceu a regata de frota (fleet race) e a prova de resistência (endurance race), tendo assim alcançado o segundo lugar da classificação geral na sua classe. Já o Laser ASV também obteve o segundo lugar da classificação na sua classe (micro sailboats), apesar de não ter conseguido participar em todas as provas realizadas.
“Apesar de alguns contratempos motivados por falhas nos sistemas dos veleiros autónomos e também algumas deficiências na organização do evento, a participação da equipa portuguesa foi claramente positiva e com resultados que ultrapassam as classificações obtidas nas provas”, refere o líder da equipa e investigador no CROB José Carlos Alves. “A experiência obtida pelos estudantes traduziu-se numa mais-valia relevante para a sua formação como Engenheiros, sendo também uma importante fonte de motivação para futuros projetos mais arrojados neste domínio”, acrescenta. Do CROB participou também o investigador Nuno Cruz. As embarcações foram preparadas para esta competição durante os últimos meses, tendo contado com o apoio da FEUP, INESC TEC e Associação para as Comunicações, Eletrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais (AFCEA Portugal).
Na conferência IRSC, os elementos do INESC TEC e FEUP apresentaram um trabalho sobre uma aplicação desenvolvida para a programação e supervisão de missões de veleiros autónomos. Foram também apresentadas pelos estudantes as duas embarcações autónomas com que a equipa participou. Em paralelo com a conferência decorreu ainda uma exposição dos veículos autónomos participantes no WRSC, “uma excelente oportunidade para partilha de ideias e experiências entre as equipas presentes”, conclui José Carlos Alves.
A conferência e competição decorreram em Galway, Irlanda, entre 7 e 13 de setembro.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.