Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da European Space Agency, pela voz de João Pereira do Carmo.

Fora de Série

"(...) embora o CEGI já pertencesse ao INESC TEC anteriormente, o sentimento de pertença à instituição tem vindo a crescer (...)." Luís Guimarães

A Vós a Razão

E porque não ser o INESC TEC o gigante sobre o qual a próxima geração se empolará? Mário Amorim Lopes, CEGI

Asneira Livre

Trepei o muro com um cão debaixo do braço (estes dois são mais ou menos portáteis) e lá o fiz saltar para o chão no jardim de casa. Com o segundo a mesma coisa. Boa, está feito! Visão das pessoas que iam a passar na rua: “Este tipo está a assaltar a casa e a meter cães lá para dentro!” Vasco Teles, Projetos especiais.

Galeria do Insólito

Uma turbina eólica que é também... um "abajur"!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Embarcações autónomas FEUP/INESC TEC vencem provas em campeonato mundial

Uma equipa formada por investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC, docentes e estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participou na conferência internacional 7th International Robotic Sailing Conference (IRSC) que incluiu a competição World Robotic Sailing Championship (WRSC), onde venceu as duas provas mais importantes.

A equipa FEUP/INESC TEC participou com as embarcações autónomas FASt e Laser ASV. O veleiro FASt venceu a regata de frota (fleet race) e a prova de resistência (endurance race), tendo assim alcançado o segundo lugar da classificação geral na sua classe. Já o Laser ASV também obteve o segundo lugar da classificação na sua classe (micro sailboats), apesar de não ter conseguido participar em todas as provas realizadas.

As duas embarcações à vela autónomas da equipa portuguesa: Laser ASV (esquerda) e FASt (direita)

“Apesar de alguns contratempos motivados por falhas nos sistemas dos veleiros autónomos e também algumas deficiências na organização do evento, a participação da equipa portuguesa foi claramente positiva e com resultados que ultrapassam as classificações obtidas nas provas”, refere o líder da equipa e investigador no CROB José Carlos Alves. “A experiência obtida pelos estudantes traduziu-se numa mais-valia relevante para a sua formação como Engenheiros, sendo também uma importante fonte de motivação para futuros projetos mais arrojados neste domínio”, acrescenta. Do CROB participou também o investigador Nuno Cruz. As embarcações foram preparadas para esta competição durante os últimos meses, tendo contado com o apoio da FEUP, INESC TEC e Associação para as Comunicações, Eletrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais (AFCEA Portugal).

Na conferência IRSC, os elementos do INESC TEC e FEUP apresentaram um trabalho sobre uma aplicação desenvolvida para a programação e supervisão de missões de veleiros autónomos. Foram também apresentadas pelos estudantes as duas embarcações autónomas com que a equipa participou. Em paralelo com a conferência decorreu ainda uma exposição dos veículos autónomos participantes no WRSC, “uma excelente oportunidade para partilha de ideias e experiências entre as equipas presentes”, conclui José Carlos Alves.

A conferência e competição decorreram em Galway, Irlanda, entre 7 e 13 de setembro.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.