INESC TEC conclui projeto sobre dinâmica de feixes óticos em estruturas não-lineares
O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e o Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC terminaram recentemente o projeto Steering of light in nonlinear waveguides with resonant interactions (Steering). O projeto, essencialmente teórico, contribuiu para o desenvolvimento de dispositivos óticos para sistemas de processamento ótico de sinal e para comunicações óticas.
O Steering, desenvolvido em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (instituição líder), a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações (IT) de Aveiro, reflete sobre a dinâmica de feixes óticos em estruturas não-lineares, que dependem de efeitos de ressonância entre a luz e a matéria.
Do envolvimento do INESC TEC neste projeto resultaram dois algoritmos. O primeiro simula a propagação de acordo com a fórmula generalizada não-linear de Schrödinger (“Schrödinger Equation”) e pode ser utilizada para investigar a criação de um supercontínuo em fibras óticas e em diferentes regimes, incluindo bombagem CW e diferentes estados de polarização. O outro algoritmo utiliza unidades de processamento gráfico para diminuir o tempo computacional, consegue considerar as condições de contorno apropriadas e também lidar com problemas de até três dimensões espaciais. Os investigadores do INESC TEC Maria Inês Carvalho (CTM), Ariel Guerreiro (CAP), Paulo Macedo (CTM), Sílvia Rodrigues (CTM) e Nuno Silva (CAP) produziram ainda oito artigos científicos, cinco dos quais publicados em jornais internacionais e três em conferências internacionais.
Os ensaios experimentais foram levados a cabo pelo IT-Aveiro. Entre os resultados obtidos, conta-se o desenvolvimento de uma configuração experimental que permite a produção de transparência electromagneticamente induzida (Electromagnetically Induced Transparency -EIT) em fibras de cristal fotónico de núcleo oco preenchidas com acetileno. O INESC TEC contribuiu para este trabalho fornecendo um modelo que descreve as principais características observadas do efeito EIT.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto, FEUP e FCUP.