Investigadores convidados de Brasil e Japão colaboram em projetos do INESC TEC
O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC vai acolher dois investigadores convidados. Rogerio Salvini, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás, Brasil, e Hitoshi Oi, da Universidade de Aizu, Japão, vão colaborar em projetos em desenvolvimento neste Centro.
Com investigação centrada na área em algoritmos de aprendizagem automática, com ênfase em técnicas de programação lógica indutiva para aplicações psiquiátricas, Rogerio Salvini vai juntar-se à investigadora do CRACS Inês Dutra para trabalhar no projeto ABLE (Advice-Based Learning with Health Applications). O investigador brasileiro vai permanecer no CRACS durante um ano.
Já Hitoshi Oi vai trabalhar, durante duas semanas, em estreita colaboração com os investigadores Ricardo Rocha e Inês Dutra num projeto desenvolvido pela estudante de doutoramento do Programa MAP-i Joana Côrte-Real, que está a criar uma interface MapReduce para ser usada no contexto de sistemas Prolog, em sistemas híbridos paralelos. Histoshi Oi é especializado em análise de desempenho de computações em sistemas multicore e arquiteturas de computador.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FCUP.