SCOM reforça competências comunicacionais e linguísticas dos investigadores do INESC TEC
Fornecer dicas aos investigadores do INESC TEC para melhorar a comunicação com os media e também para aperfeiçoar a escrita de artigos científicos em Inglês. Foram estes os objetivos das duas ações de formação organizadas pelo Serviço de Comunicação (SCOM) do INESC TEC, em setembro, intituladas “Como Comunicar com Jornalistas” e “Writing Academic Articles in English”.
“Quando é que o seu trabalho de investigação pode ser notícia?”, “Como atrair a atenção do jornalista” ou “Técnicas para transmitir conteúdos complexos/técnicos de forma simples e apelativa” foram alguns dos pontos abordados pelas colaboradoras do SCOM Sandra Pinto (responsável) e Joana Ferreira (assessoria de imprensa) na sessão “Como Comunicar com Jornalistas”. A formação, que reuniu uma dezena de investigadores do INESC TEC, teve como objetivo reforçar as competências de comunicação dos investigadores.
Já a sessão sobre escrita científica em inglês “Writing Academic Articles in English”, que contou com cerca de 20 participantes, pretendeu explicar os erros mais comuns em artigos científicos escritos em inglês, listando as palavras e expressões que devem ser usadas, assim como aquelas a evitar. Ligar ideias e tornar a escrita mais formal foram outros temas debatidos.
A colaboradora do SCOM, Rita Pacheco (com formação superior em Tradução de Inglês), orientou a sessão, a par com o investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, Carlos Soares, que deu dicas sobre como escrever um bom artigo e apresentou a sua própria experiência, quer como investigador que submete artigos científicos, quer como orientador que avalia a viabilidade de aprovação de artigos científicos. A sessão contou ainda com alguns exercícios práticos de correção de textos.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.