Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da European Space Agency, pela voz de João Pereira do Carmo.

Fora de Série

"(...) embora o CEGI já pertencesse ao INESC TEC anteriormente, o sentimento de pertença à instituição tem vindo a crescer (...)." Luís Guimarães

A Vós a Razão

E porque não ser o INESC TEC o gigante sobre o qual a próxima geração se empolará? Mário Amorim Lopes, CEGI

Asneira Livre

Trepei o muro com um cão debaixo do braço (estes dois são mais ou menos portáteis) e lá o fiz saltar para o chão no jardim de casa. Com o segundo a mesma coisa. Boa, está feito! Visão das pessoas que iam a passar na rua: “Este tipo está a assaltar a casa e a meter cães lá para dentro!” Vasco Teles, Projetos especiais.

Galeria do Insólito

Uma turbina eólica que é também... um "abajur"!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Artigo ganha prémio em conferência sobre tecnologia e sistemas de banda ultralarga

O artigo “An Energy Study on IR-UWB Transmitter Using Integration-and-Fire Modulation” recebeu o prémio best student paper na conferência IEEE International Conference on Ultra-WideBand (ICUWB 2014). O trabalho tem como autores os investigadores do INESC TEC Iman Kianpour, Bilal Hussain, Vítor Grade Tavares, Cândido Duarte (do Centro de Telecomunicações e Multimédia - CTM), Hélio Mendonça (do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes - CROB) e o investigador convidado José Carlos Príncipe.

O artigo propõe um novo tipo de modulação para IR-UWB (Impulse Radio Ultrawide Band) que permite grandes reduções de consumo de energia por parte dos transmissores. O trabalho teve como objetivo “mostrar que, utilizando um tipo de modulação proposto pelos autores, haveria ganhos substanciais em termos de eficiência energética nos sistemas de comunicação IR-UWB”, explica o investigador Vítor Grade Tavares. “Esta eficiência acrescida resulta de um menor número de dados efetivos a transmitir, bem como pela eliminação dos conversores clássicos analógicos-digitais, sendo necessário um conversor com um potencial consumo que rondará na ordem de grandeza dos nW. A arquitetura do transmissor também se torna bastante mais elementar”, acrescenta.

A ICUWB 2014 teve lugar em Paris, entre 1 e 3 de setembro. A conferência constitui-se como um fórum onde investigadores partilham os últimos avanços a nível de tecnologias e sistemas em banda ultralarga, bem como áreas afins de aplicação: rádio cognitivo, redes de sensores e Internet das Coisas.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.