Artigo ganha prémio em conferência sobre tecnologia e sistemas de banda ultralarga
O artigo “An Energy Study on IR-UWB Transmitter Using Integration-and-Fire Modulation” recebeu o prémio best student paper na conferência IEEE International Conference on Ultra-WideBand (ICUWB 2014). O trabalho tem como autores os investigadores do INESC TEC Iman Kianpour, Bilal Hussain, Vítor Grade Tavares, Cândido Duarte (do Centro de Telecomunicações e Multimédia - CTM), Hélio Mendonça (do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes - CROB) e o investigador convidado José Carlos Príncipe.
O artigo propõe um novo tipo de modulação para IR-UWB (Impulse Radio Ultrawide Band) que permite grandes reduções de consumo de energia por parte dos transmissores. O trabalho teve como objetivo “mostrar que, utilizando um tipo de modulação proposto pelos autores, haveria ganhos substanciais em termos de eficiência energética nos sistemas de comunicação IR-UWB”, explica o investigador Vítor Grade Tavares. “Esta eficiência acrescida resulta de um menor número de dados efetivos a transmitir, bem como pela eliminação dos conversores clássicos analógicos-digitais, sendo necessário um conversor com um potencial consumo que rondará na ordem de grandeza dos nW. A arquitetura do transmissor também se torna bastante mais elementar”, acrescenta.
A ICUWB 2014 teve lugar em Paris, entre 1 e 3 de setembro. A conferência constitui-se como um fórum onde investigadores partilham os últimos avanços a nível de tecnologias e sistemas em banda ultralarga, bem como áreas afins de aplicação: rádio cognitivo, redes de sensores e Internet das Coisas.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.