Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da European Space Agency, pela voz de João Pereira do Carmo.

Fora de Série

"(...) embora o CEGI já pertencesse ao INESC TEC anteriormente, o sentimento de pertença à instituição tem vindo a crescer (...)." Luís Guimarães

A Vós a Razão

E porque não ser o INESC TEC o gigante sobre o qual a próxima geração se empolará? Mário Amorim Lopes, CEGI

Asneira Livre

Trepei o muro com um cão debaixo do braço (estes dois são mais ou menos portáteis) e lá o fiz saltar para o chão no jardim de casa. Com o segundo a mesma coisa. Boa, está feito! Visão das pessoas que iam a passar na rua: “Este tipo está a assaltar a casa e a meter cães lá para dentro!” Vasco Teles, Projetos especiais.

Galeria do Insólito

Uma turbina eólica que é também... um "abajur"!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

João Pereira do Carmo, Optical System Design Engineer, ESA (european space agency)

  • "Como consequência dos bons resultados obtidos com a atividade do INESC TEC, a ESA iniciou já o concurso para o desenvolvimento de um sistema mais avançado de Imaging LIDAR implementando as tecnologias e métodos de Compressive Sensing”.

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

O INESC TEC e a ESA iniciaram a sua cooperação em 2005. Mais precisamente, o primeiro contrato atribuído pela ESA ao INESC TEC foi para o desenvolvimento de High-Resolution Micro-Optics Filters for LIDAR Applications. O mais recente contrato iniciou-se em 2012 e terminou em 2014, tendo como objetivo desenvolver o sistema CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 2005

Título do projeto

High-Resolution Micro-Optics Filters for LIDAR Applications (2005)
CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing (2012-2014)

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

CAP - Centro de Fotónica Aplicada

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

Francisco Araújo
Filipe Magalhães

Testemunho relativo ao Projeto

CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing

Futuras missões espaciais, baseadas em sistemas robóticos, necessitam de ter uma variada gama de sensores que permitam à nave tomar várias decisões autonomamente em momentos críticos da missão.
Um exemplo desses momentos ocorre durante a fase de “aterragem” de naves noutros corpos celestes (como a Lua, Marte ou Asteroides). Durante a fase de aproximação da nave ao terreno, o sistema de navegação precisa de informação dos sensores sobre a distância relativa da nave em relação à superfície, sobre a existência de perigos à superfície (como crateras ou rochas), bem como sobre a velocidade de aproximação e a atitude da nave.

Hoje em dia, uns dos sensores que mais podem contribuir para ajudar a nave nestas operações são os Imaging LIDAR (Light Detection and Ranging). Os Imaging LIDARs utilizam impulsos de radiação laser para determinar distâncias e permitem obter uma imagem 3D do terreno observado. Uma das grandes dificuldades atuais na Europa é a falta de detetores com elevada resolução espacial (suficiente número de píxeis) que possam ser utilizados para aplicações de ranging a longa distância e, consequentemente, para sistema Imaging LIDAR. Em alternativa, o recurso a espelhos de varrimento torna-se obrigatório, tornando o sistema mais pesado e complexo.

A atividade CYCLOPS permitiu verificar e desenvolver um sistema implementando um único detetor (1 píxel) aliado a um DMD (Digital Mirror Device) sem necessidade de usar scanners. Utilizando o método de Compressive Sensing, foi possível demonstrar que com a configuração e tecnologias selecionadas se consegue fazer medições de distâncias e retirar a informação tridimensional desejada do alvo observado. Esta demonstração abre o caminho a vários sistemas Imaging LIDARs completamente inovadores que podem ser implementados numa série de aplicações para o espaço, e não só!

Como consequência dos bons resultados obtidos com a atividade do INESC TEC, a ESA iniciou já o concurso para o desenvolvimento de um sistema mais avançado de Imaging LIDAR implementando as tecnologias e métodos de Compressive Sensing”.