Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
João Pereira do Carmo, Optical System Design Engineer, ESA (european space agency)
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"Como consequência dos bons resultados obtidos com a atividade do INESC TEC, a ESA iniciou já o concurso para o desenvolvimento de um sistema mais avançado de Imaging LIDAR implementando as tecnologias e métodos de Compressive Sensing”.
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
O INESC TEC e a ESA iniciaram a sua cooperação em 2005. Mais precisamente, o primeiro contrato atribuído pela ESA ao INESC TEC foi para o desenvolvimento de High-Resolution Micro-Optics Filters for LIDAR Applications. O mais recente contrato iniciou-se em 2012 e terminou em 2014, tendo como objetivo desenvolver o sistema CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2005
Título do projeto
High-Resolution Micro-Optics Filters for LIDAR Applications (2005)
CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing (2012-2014)
Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou
CAP - Centro de Fotónica Aplicada
Responsável pelo projeto (INESC TEC)
Francisco Araújo
Filipe Magalhães
Testemunho relativo ao Projeto
CYCLOPS – Single Pixel Imaging LIDAR System Based on Compressive Sensing
Futuras missões espaciais, baseadas em sistemas robóticos, necessitam de ter uma variada gama de sensores que permitam à nave tomar várias decisões autonomamente em momentos críticos da missão.
Um exemplo desses momentos ocorre durante a fase de “aterragem” de naves noutros corpos celestes (como a Lua, Marte ou Asteroides). Durante a fase de aproximação da nave ao terreno, o sistema de navegação precisa de informação dos sensores sobre a distância relativa da nave em relação à superfície, sobre a existência de perigos à superfície (como crateras ou rochas), bem como sobre a velocidade de aproximação e a atitude da nave.
Hoje em dia, uns dos sensores que mais podem contribuir para ajudar a nave nestas operações são os Imaging LIDAR (Light Detection and Ranging). Os Imaging LIDARs utilizam impulsos de radiação laser para determinar distâncias e permitem obter uma imagem 3D do terreno observado. Uma das grandes dificuldades atuais na Europa é a falta de detetores com elevada resolução espacial (suficiente número de píxeis) que possam ser utilizados para aplicações de ranging a longa distância e, consequentemente, para sistema Imaging LIDAR. Em alternativa, o recurso a espelhos de varrimento torna-se obrigatório, tornando o sistema mais pesado e complexo.
A atividade CYCLOPS permitiu verificar e desenvolver um sistema implementando um único detetor (1 píxel) aliado a um DMD (Digital Mirror Device) sem necessidade de usar scanners. Utilizando o método de Compressive Sensing, foi possível demonstrar que com a configuração e tecnologias selecionadas se consegue fazer medições de distâncias e retirar a informação tridimensional desejada do alvo observado. Esta demonstração abre o caminho a vários sistemas Imaging LIDARs completamente inovadores que podem ser implementados numa série de aplicações para o espaço, e não só!
Como consequência dos bons resultados obtidos com a atividade do INESC TEC, a ESA iniciou já o concurso para o desenvolvimento de um sistema mais avançado de Imaging LIDAR implementando as tecnologias e métodos de Compressive Sensing”.