INESC P&D Brasil organiza Workshop de Planeamento
O primeiro “Workshop de Planeamento do INESC P&D Brasil (IB)” teve lugar em Florianópolis, nos dias 4 e 5 de setembro. O objetivo deste workshop foi estabelecer as linhas de orientação científica das áreas de investigação do IB, definir as necessidades de recursos humanos e materiais para os próximos meses de 2014 e para o ano de 2015 e ainda estabelecer a visão de futuro do IB para 2020. O exercício de planeamento reuniu todos os integrantes das áreas de pesquisa do IB, com as representações dos pontos da Rede INESC Brasil.
Como resultado imediato do workshop, foram traçadas as linhas de investigação de cada área do IB, que representam os principais esforços das equipas na prospeção de projetos. Assim, na área de investigação em Ambiente e Saúde, o tema Sustentabilidade das Águas tem lugar de destaque. Com duas iniciativas de projetos ligadas a empresas de distribuição de águas de duas regiões brasileiras distintas (Sul e Centro Oeste), e com previsão de arranque para novembro deste ano, a equipa está motivada para iniciar um processo de inserção tecnológica neste setor. Já no domínio da Robótica e Sensores, as necessidades mais imediatas são as tecnologias para aplicação na exploração de petróleo em águas profundas. Quanto à área de Energia e Produção, a inserção de inteligência em equipamentos elétricos é o tema que vai motivar o desenvolvimento de teses e dissertações da maior equipa do IB. Finalmente, na área de Computação e Comunicação, a aposta passa também por explorar as tecnologias para águas profundas.
Durante o workshop foram estabelecidas áreas prioritárias para concentração de esforços na prospeção de projetos, tipologias de projetos, identificação de temas de teses de doutorado e mestrado para o desenvolvimento de recursos humanos, e a forma de atuação para conduzir a manutenção da cooperação com todas a universidades parceiras.
Estiveram presentes no workshop: Paulo César Lima (Universidade Federal do Vale do São Francisco), Carlos Gouveia (Universidade Federal de Campina Grande), Serge Mendonça (Universidade Federal de Itajubá), Leonardo Bremermann, Diego Issicaba, Rodrigo Braga, Marcelo Petry e Mauro Rosa (Universidade Federal de Santa Catarina), Dalva Magro e Ana Pinto (Universidade Estadual de Santa Catarina), Renan Maciel (Universidade Federal Fluminense), Paula Albuquerque e Luciana Cabral (Secretariado-IB), Marcos Domingues (Universidade de São Paulo – Campus São Carlos), Maurici Monego e Hermes Monego (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Roberto Piedade (Universidade Federal de Goiás), Susana Viana (Universidade Estadual de Campinas) e Shigeaki Lima (Universidade Federal do Maranhão).