INESC TEC recebe visita de membros do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação
O INESC TEC recebeu em setembro duas visitas de representantes do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) de Fortaleza, no Brasil, instituição de investigação científica nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação.
Na primeira visita, nos dias 1 e 2 de setembro, o superintendente do instituto, Carlos Rocha, e o coordenador do Observatório de Inovação, Luiz Eduardo Tavares, foram recebidos pelo Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, que apresentou o modelo organizacional e as áreas de investigação do INESC TEC.
Acompanhados por elementos do SAPE (Serviço de Apoio a Parcerias Empresariais), os dois representantes do ITIC visitaram o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do Centro de Sistemas de Energia (CPES), os Laboratórios do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e as instalações do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Além destas visitas, tanto o ITIC como o INESC TEC apresentaram as áreas de interesse comuns, tendo chegado a um acordo sobre um conjunto de oportunidades a explorar. “O INESC TEC foi desde logo convidado a avaliar um edital aberto no Brasil para colaborar como consultor numa proposta de projeto na área da saúde”, revela o investigador do SAPE do INESC TEC, Carlos Pinho. Foram também exploradas outras possibilidades de participação em projetos em avaliação. “Numa perspetiva de estabelecimento e fortalecimento de uma relação a médio-prazo, foi manifestado interesse pelo ITIC em estabelecer parcerias para participar em programas de formação avançada no INESC TEC (em áreas como robótica, saúde e gestão da inovação)”, acrescenta Carlos Pinho.
O interesse despertado pela primeira visita acabou por ditar o regresso dos membros do ITIC no dia 9 de setembro, para aprofundar alguns temas com responsáveis do INESC TEC. Do programa da segunda visita fez ainda parte uma visita à FiberSensing, empresa spin-off do INESC TEC especializada na tecnologia de fibra ótica, optoeletrónica, eletrónica digital e instrumentação.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.