Diversidade cultural única orgulha INESC TEC
Lanche Multicultural reúne colaboradores à mesa
Uma mistura de aromas singulares enchia a sala. Canela, limão, açafrão, café, chocolate, coco, menta, especiarias. Uma fusão distinta, mas tão característica de um evento que se quer plural, inclusivo e diversificado. Dez anos depois, o INESC TEC continua a celebrar o final do ano com um Lanche Multicultural que reúne os seus colaboradores num convívio alegre e especial, à volta de uma mesa tão colorida quanto as nacionalidades que representa.
Comunidade INESC TEC mantém a tradição
Foi no dia 15 de dezembro que cerca de 200 colaboradores do INESC TEC participaram em mais um Lanche Multicultural, um evento interno que tem como objetivo comemorar o final do ano através da reunião de colaboradores perante diferentes iguarias, tradicionais das várias nacionalidades existentes na Instituição.
Acompanhados pela INESC TEC Jazz Band, formada exclusivamente por colaboradores do INESC TEC: Ana Paula Silva (CSIG) na voz, Ana Barros (CESE) na flauta, Gaspar Pacheco (CAP) no baixo, Rui Rodrigues (CSIG) na bateria e Pedro Campos (LIAAD) nas teclas, este ano com uma colaboração especial por parte de Carlos Pereira (CPES), os participantes tiveram a oportunidade de celebrar mais uma etapa de trabalho, esforço e vitórias.
Índia, Irão, Paquistão, Espanha, Cabo Verde, Portugal, Brasil, Indonésia, Argélia, Egito, Colômbia. Uma volta ao mundo por 11 países trouxe ao INESC TEC uma combinação de diferentes pratos típicos, que providenciou aos presentes uma experiência gastronómica única e peculiar. A quem contribuiu para esta miscelânea de sabores, foi dada a possibilidade de ganhar um cartão-presente válido para compras, que foi no momento sorteado por todos os participantes. O vencedor foi Brais Cancela (LIAAD), natural de Espanha.
Palavras do presente para o futuro
Trabalho e consolidação. Estas foram duas das expressões chave que marcaram o discurso de abertura do Lanche Multicultural, proferido por José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC.
Após um breve balanço do ano que termina, José Manuel Mendonça destacou a necessidade de trabalho e dedicação na consolidação do modelo institucional do INESC TEC, não esquecendo os desafios que se avizinham e dirigindo palavras de agradecimento e de motivação a todos os colaboradores.
No seu discurso de abertura, e antes da entrega dos prémios, Vladimiro Miranda, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, além de reforçar o conteúdo da comunicação do Presidente, realçou também o papel da estrutura base do Instituto, composta por todos os serviços que suportam a Instituição e aos quais muitas vezes não é dada a devida valorização.
Um ano de premiados
A missão do INESC TEC consiste em promover avanços científicos e tecnológicos, assim como inovação de base tecnológica, através da transferência de novos conhecimentos e tecnologias para a sociedade. E isso é fruto de muito trabalho e esforço individuais, reconhecidos ao longo do ano através da nomeação “Fora de Série”, uma categoria integrante do BIP, a newsletter mensal do Instituto, que pretende evidenciar, todos os meses, os colaboradores que se tenham destacado. Os prémios para estes nomeados foram entregues por Vladimiro Miranda no início do Lanche, com votos de felicitações e de continuação de um excelente trabalho. [ver lista completa em baixo]
“INESC TEC on the move”, a primeira iniciativa de Team Building do INESC TEC, teve um impacto muito positivo na comunidade inesquiana e pretende ser um evento de âmbito interno fundamental já no próximo ano. Para assinalar as equipas que ficaram classificadas nas posições de pódio desta atividade, o Serviço de Comunicação (SCOM) preparou umas lembranças para todos os elementos das equipas dos primeiro, segundo e terceiro lugares, que permitiram assim reunir em festa mais uma vez estes elementos medalhados.
Houve ainda oportunidade para premiar os vencedores do Concurso de Fotografia “Férias 2017”, promovido novamente pelo SCOM, que este ano foram António Coelho, do CPES (Voto Júri) e Filipe Miranda, do CRACS (Voto Público).
O Auditório foi pequeno para acolher tantas pessoas da mesma família, numa participação que excede as expectativas a cada ano que passa. A todos os cozinheiros, colaboradores, participantes, intervenientes e premiados, o SCOM deixa um sincero agradecimento por uma tarde tão especial. Fica prometido, para o ano há mais!
Lista dos Fora de Série de 2017:
Mário Amorim Lopes (CEGI)
Renata Rodrigues (CTM)
Nádia Silva (CBER)
Hélder Fontes (CTM)
Paula Rodrigues (HASLAB)
António Barbosa (CPES)
Bárbara Maia (CG)
Arian Pasquali (LIAAD)
João Rocha Silva (CSIG)
José Ricardo Andrade (CPES)
Leonel Carvalho (CPES)
Paulo Ferreira (SAAF)
Filipe Borges Teixeira (CTM)
Kelwin Fernandes (CTM)
Vítor Cerqueira (LIAAD)
José Costa Pereira (CTM)
Carlos Gaspar Pacheco (CAP)
Maximino Bessa (CSIG)
Sílvia Pina (CRAS)
André Silva (CPES)
Eunice Oliveira (SCOM)
Sofia Oliveira (CESE)
Pedro Beires (CPES)
Pedro Relvas (CRIIS)