Projeto FAMEST arranca no Cluster Português do Calçado e da Moda
No passado dia 22 de novembro teve lugar, no Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a reunião de arranque do projeto mobilizador FAMEST - Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies – Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software, num consórcio que conta com a participação do INESC TEC, através do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).
O projeto FAMEST visa estudar e desenvolver, de acordo com o plano estratégico definido para o Cluster do Calçado e da Moda para 2014-2020, o design de produtos, materiais e componentes, bens de equipamento e processos, modelos de negócio, economia digital e progresso sustentável e responsável. Por outro lado, pretende qualificar e rejuvenescer os recursos humanos, empresas e instituições para reforço das competências do Cluster na criação, promoção e gestão do produto, e internacionalizar e comunicar favorecendo o domínio da imagem do Cluster, elevando-a a padrões mais exigentes e investindo numa imagem coletiva nacional, dada a posição de Portugal como uma referência a nível mundial.
O FAMEST é promovido por um consórcio de 23 empresas de toda a cadeia de valor do calçado: couros, palmilhas, solas, produtos químicos, software, equipamentos, logística e calçado, representativas e líderes nos seus setores, e nove entidades de I&I com competências multidisciplinares que asseguram o desenvolvimento de resultados inovadores e a sua valorização económica pelos promotores nos mercados nacional e internacional.
O INESC TEC é responsável pelas atividades denominadas “Sistemas de Produção Ciber-Físicos Indústria 4.0 para Calçado” e “Plataforma Colaborativa Estendida para a Indústria do Calçado”. Na primeira atividade pretende-se desenvolver equipamentos produtivos e produtos que serão integrados numa plataforma IoT (Internet of Things), possibilitando a descentralização das decisões e abrindo caminho para o surgimento de serviços e apps em diversos domínios de aplicação. Aqui serão desenvolvidas soluções inovadoras de acordo com o novo paradigma e modelo de referência RAMI 4.0 de Sistemas de Produção Ciber-Físicos na produção de calçado.
Na atividade “Plataforma Colaborativa Estendida para a Indústria do Calçado” o objetivo é criar um modelo de referência para suporte conceptual à gestão colaborativa de atividades do ciclo de vida de produtos na cadeia de valor estendida da indústria do calçado e o desenvolvimento de três plataformas informáticas: Plataforma para gestão colaborativa das atividades do ciclo de vida do produto; Plataforma Brand to Retail; e Plataforma para Gestão do Marketing Digital.
Rui Rebelo será o responsável do INESC TEC no FAMEST, que contará com a participação de Pedro Ribeiro, Paulo Marques, César Toscano, António Correia Alves e Luís Guardão.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.
Créditos foto: CTCP