Projeto europeu SafeCloud com avaliação positiva no segundo ano de execução
O projeto europeu SafeCloud, Secure and Resilient Cloud Architecture, alcançou uma avaliação positiva no seu segundo ano de atividade, no âmbito da avaliação da Comissão Europeia, que decorreu em novembro em Bruxelas.
O SafeCloud é um projeto europeu liderado pelo INESC TEC, através do Laboratório de Software Confiável (HASLab), um dos seus 13 centros I&D integrados, que conta com a participação de cerca de 30 investigadores, de sete parceiros europeus.
Segundo os avaliadores, o progresso do projeto no segundo ano de execução foi ao encontro dos objetivos previamente definidos, alcançando um conjunto de ações inovadoras que acabaram por fortalecer o potencial de exploração do SafeCloud. Além disso, o impacto que este tem vindo a ter na sociedade e nas empresas, bem como a criação da SafeCloud Technologies, startup criada no âmbito do SafeCloud para explorar comercialmente os resultados do projeto, foram alguns dos pontos destacados na avaliação do projeto.
De referir que o SafeCloud é um projeto que pretende tornar os dados invioláveis na cloud, fazendo com que os atuais serviços e infraestruturas de computação em nuvem sejam seguros. Além disso, o SafeCloud visa também garantir aos milhões de utilizadores de serviços de armazenamento em nuvem que os seus dados não estão a ser manuseados por terceiros. Adicionalmente, o projeto quer ainda proteger a informação dos utilizadores durante todo o percurso e assegurar que os dados estão a ser processados de forma segura e privada.