Destaque
Produção vinícola e tecnologia de mãos dadas para afirmar estatuto de Portugal
Portugal é um país com grandes potencialidades para a produção de vinhos de qualidade, destacando-se as boas condições climáticas e geológicas, as castas únicas e a tradição que possui no setor. Mas, se é certo que as condições naturais têm contribuído para cimentar a posição do país como 12º maior produtor de vinho a nível mundial, também é verdade que a tecnologia se tem vindo aliar a estes fatores inatos para reforçar o estatuto alcançado. Seja no controlo da qualidade do vinho, na gestão da sua comercialização ou na classificação das parcelas de vinha, o INESC TEC tem-se associado, com sucesso, a instituições nacionais na otimização de alguns fatores ligados ao vinho e à vinha.
Especial
INESC TEC coloca media portugueses no mapa europeu
O INESC TEC, em conjunto com o polo TICE.PT (Tecnologias da Informação Comunicação e Electrónica) e a ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, criou a plataforma “NEM Portugal”, espelho da europeia NEM (New European Media), que tem como objetivo dar voz aos novos media e contribuir para o crescimento das exportações de produtos culturais portugueses. O lançamento desta plataforma, que teve lugar a 9 de setembro na Casa da Música, no Porto, contou com cerca de 60 participantes, incluindo Jean-Dominique Meunier, chairman da NEM Europeia, e alguns dos nomes mais sonantes da produção e distribuição de novos media em Portugal: PT IS, RTP, Vodafone, Público e Câmara Municipal do Porto (CMP).
Editorial
Vincit qui se vincit
A FEUP terá novo Diretor: responsabilidade e honra. Honra porque não é empreitada pouca ser cabeça da melhor escola de engenharia do país. Responsabilidade, porque toda a glória é vã se não for emanação de realidade robustecida.