Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Pedro Souto, Infogram, Head of Marketing
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2009-2010
- Centro do INESC TEC com que colaborou: CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
- Títulos dos projetos em que participou: ShoeID e projetos de consultoria do CESE
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Após sair do INESC TEC, estava longe de imaginar o rumo que a minha vida profissional iria tomar.
Mudei-me para Dublin (Irlanda) e comecei a trabalhar na Oracle onde desenvolvi diferentes funções na área de vendas, gestão de projetos e operações. Após 4 anos numa empresa multinacional, decidi integrar a Leveris, uma startup na área de Fintech onde ajudei a lançar uma nova plataforma bancária digital, agora num contexto de gestão de desenvolvimento de produto.
Em 2016, decidi abraçar um novo desafio profissional na Infogram baseado em Riga (Letónia). A minha missão como diretor de Marketing é conduzir a expansão internacional, o crescimento e a monetização da empresa. A Infogram é uma startup que oferece uma ferramenta web que permite criar gráficos, mapas e infográficos de uma forma simples e acessível. Em 2017 a empresa foi adquirida pelo Prezi (software de apresentações) e segue a sua trajetória de crescimento internacional com mais de 4 milhões de utilizadores por todo o mundo.
Apesar das minhas experiências profissionais terem sido substancialmente diferentes umas das outras, a curiosidade, a vontade de estar sempre a aprender e a coragem de arriscar permitiram-me adaptar, crescer como pessoa e contribuir para o sucesso das empresas.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
O INESC TEC proporcionou-me a oportunidade de trabalhar em vários projetos rodeado de pessoas de enorme qualidade não só a nível técnico como também a nível humano.
Aprendi novas metodologias de trabalho e de investigação e desenvolvi uma capacidade de análise de problemas mais rigorosa e assertiva que tenho utilizado ao longo da minha carreira.
A dedicação, o espírito crítico e rigor que encontrei no INESC TEC são qualidades que qualquer empregador aprecia e valoriza num mercado competitivo.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Tenho acompanhado à distância, através do BIP e de visitas esporádicas para matar saudades. O INESC TEC tem sabido adaptar-se às necessidades dos vários setores económicos e continua a efetuar um trabalho de investigação de qualidade com reconhecimento internacional.
Espero que continue o caminho de sucesso e a promover novos avanços científicos e tecnológicos.