Offside
Lado B

Solidariedade social.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto, pela voz de Teresa Limpo.

Fora de Série

"Para nós uma tarefa que nos tira da nossa “zona de conforto” é sempre bom", Susana Rodrigues e Duarte Dias (C-BER)

Pensar Sério

“Como posso aplicar a ideia de ‘inovar a inovação’ nos projetos que estou envolvido aqui no INESC TEC?”, João Victor (CPES)

Galeria do Insólito

"... estávamos já nos minutos finais, só a aguardar que todos os participantes e oradores saíssem para arrumar tudo, quando aparece um participante muito bem-apessoado a pedir o seu crachá."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

INESC TEC desenvolve ferramentas para operador da rede elétrica de transporte francesa

Terminou o projeto Itesla_IPST, que tinha como objetivo estimar a qualidade dos modelos de incerteza que têm sido desenvolvidos pela operadora da rede elétrica de transporte francesa, a RTE, para avaliar a segurança em tempo real do seu sistema elétrico.

Foi, nesse sentido, que o Centro de Sistemas de Energia (CPES), através de um projeto de colaboração com a RTE, desenvolveu ferramentas de medição da qualidade dos modelos de incerteza e metodologias e ferramentas computacionais para avaliar as mais valias de recorrer a modelos de incerteza para prever a segurança de sistemas elétricos em termos de sobrecargas nos ramos.

As ferramentas desenvolvidas recorreram ao uso de técnicas que, tradicionalmente, têm sido desenvolvidas e testadas na área da previsão meteorológica e de produção renovável, tendo com este projeto sido aplicadas para a previsão da segurança em sistemas elétricos e foram devidamente validadas após aplicação a situações atuais da rede de transporte francesa.

“Mediante a realização de alguns ajustes, as ferramentas e metodologias desenvolvidas poderão vir a ser aplicadas não só para o caso de sobrecarga nos ramos, mas também para a avaliação de outros problemas de segurança dos sistemas elétricos”, explica Helena Vasconcelos, investigadora do CPES e responsável pelo projeto por parte do INESC TEC.

As ferramentas computacionais desenvolvidas pela equipa do CPES foram entregues à operadora da rede elétrica de transporte francesa, mediante as condições de uma licença “Open Source”.

A equipa do CPES que participou neste projeto inclui, para além de Helena Vasconcelos, os investigadores Carla Gonçalves e José Meirinhos.

O projeto de investigação teve uma duração de doze meses e foi financiado, parcialmente, pela RTE.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.