Robôs para exploração aquática testados na Eslovénia e na Irlanda
Entre os dias 11 e 21 de setembro, uma equipa composta por Alfredo Martins, José Almeida, Carlos Almeida, Ricardo Pereira e Eduardo Soares, do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, esteve na mina de mercúrio em Idrija, na Eslovénia, para levar a cabo os segundos testes de campo do robô UNEXMIN (UX1).
Nesta missão, o robô UX1 foi testado num poço com o nível da água a mais de 150 metros de profundidade face à superfície, tendo efetuado múltiplos mergulhos até uma profundidade de 27 metros. Foi a primeira vez que um robô foi utilizado nestas condições.
No total são 13 organizações de sete países europeus que estão a colaborar com este projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020. De Portugal participam o INESC TEC e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).
O sistema Explorador Robótico (UX-1) em desenvolvimento permitirá, de forma autónoma, fazer um mapeamento 3D da mina de modo a recolher informação geológica importante que não pode ser obtida de outra forma, considerando que a utilização de robôs subaquáticos permite a exploração de minas inundadas sem ser necessário retirar a água da mina, o que também implicaria custos operacionais muito elevados.
Os investigadores mencionados na notícia têm ligação ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.
Créditos imagem: Euronews