FotoInMotion selecionado como Tech Project para a Vertigo Starts Residency
O projeto europeu FotoInMotion, no qual participa o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, foi selecionado como Tech Project para as Vertigo STARTS Residencies e procura agora artistas para uma residência no Worldcrunch, em Paris, uma revista digital e um dos parceiros do projeto.
O FotoInMotion pretende desenvolver tecnologia para permitir a transformação eficaz de uma única fotografia num vídeo imersivo. O projeto inclui três áreas de aplicação – fotojornalismo, moda e eventos – e resulta de um consórcio constituído por IntraSoft (Luxemburgo), ATC (Grécia), QDepQ (Holanda), Worldcrunch (França), Noor Foundation (Holanda), Marni Group SRL (Itália), Tallinn Black Nights Film Festival (Estónia) e INESC TEC.
Sendo uma Ação de Coordenação e Suporte do Programa H2020 da Comissão Europeia, o Vertigo é um projeto que tem como objetivo apoiar e coordenar as sinergias entre artistas, instituições culturais, projetos de I&D em tecnologias de informação e comunicação, empresas, incubadoras e fundos de financiamento.
Dentro do Vertigo, o programa STARTS Residencies apoia e financia residências de artistas que tragam contribuições originais para projetos baseados em tecnologias. Durante cada residência, o Tech Project colabora com um artista com vista à criação de um projeto artístico original e o desenvolvimento de aspetos inovadores na investigação tecnológica.
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de desenvolver o trabalho na Worldcrunch, uma revista digital que oferece conteúdos em inglês provenientes das mais importantes fontes mundiais.