Investigadora INESC TEC recebe prémio na área de Sensores de Fibra Ótica
O trabalho apresentado por Diana Guimarães, investigadora do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi distinguido na 26ª Conferência Internacional de Sensores de Fibra Ótica (OFS-26), que se realizou em Lausanne, Suíça, durante os dias 24 e 28 de setembro. A Conferência Internacional OFS, estabelecida em 1983, é reconhecida como a principal conferência mundial sobre todos os tópicos relacionados com as tecnologias de sensores em fibra ótica.
A distinção “Outstanding Presentation” foi atribuída à apresentação oral do trabalho intitulado “Development of a New System for Real-Time Detection of Radon Using Scintillating Optical Fibers” (autores: C. S. Monteiro, L. Coelho, S. M. Barbosa e D. Guimarães).
Este estudo surgiu de uma colaboração estreita entre o CAP e o Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), no âmbito do projeto "Coral-Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors”, com a supervisão de Susana M. Barbosa (CSIG). Neste trabalho foi desenvolvido um sensor baseado em fibras óticas poliméricas cintilantes para deteção de Radão. Este protótipo foi testado com sucesso na medição de Radão exalado naturalmente por um conjunto de rochas naturais confinadas num sistema de acumulação.
As investigadoras do INESC TEC mencionadas na notícia têm vínculo ao INESC TEC.