Offside
Lado B

Solidariedade social.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto, pela voz de Teresa Limpo.

Fora de Série

"Para nós uma tarefa que nos tira da nossa “zona de conforto” é sempre bom", Susana Rodrigues e Duarte Dias (C-BER)

Pensar Sério

“Como posso aplicar a ideia de ‘inovar a inovação’ nos projetos que estou envolvido aqui no INESC TEC?”, João Victor (CPES)

Galeria do Insólito

"... estávamos já nos minutos finais, só a aguardar que todos os participantes e oradores saíssem para arrumar tudo, quando aparece um participante muito bem-apessoado a pedir o seu crachá."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Robótica Marinha leva projeto a convenção internacional

Os investigadores André Dias e o Guilherme Amaral, do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, estiveram presentes no BioMarine 2018, um evento anual que tem como objetivo promover oportunidades de negócio e o desenvolvimento de investimentos na área da biotecnologia azul e dos novos recursos marinhos.

A BioMarine 2018 - International BioMarine Business Convention, decorreu entre os dias 2 e 4 de outubro, este ano em Portugal, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais. Trata-se de um evento organizado pela comunidade designada BioMarine, a maior rede internacional em termos de parcerias na área do mar que engloba indústrias e centros de investigação.

A convenção de negócios BioMarine é uma plataforma dedicada aos biorecursos marinhos direcionada para otimizar e acelerar oportunidades de negócio e o desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) inovadoras.

A presença do INESC TEC aconteceu no âmbito do projeto SpilLess, que desta forma contribui para a afirmação internacional do trabalho desenvolvido no âmbito da economia azul, em particular da biotecnologia marinha.

O projeto europeu SpilLess - First-line response to oil spills based on native microorganism cooperation - consiste em utilizar microrganismos nativos que degradam o petróleo no mar, proveniente, por exemplo, de derrames de petróleo associados a acidentes com navios, plataformas de petróleo, portos ou outros complexos industriais. Neste projeto são adaptados veículos robóticos não tripulados como robôs de superfície, aéreos e submarinos, responsáveis por transportar e libertar os microrganismos nas áreas afetadas de forma autónoma e eficiente.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao P.Porto-ISEP.