Robôs colaborativos do INESC TEC viajam até à Mitsubishi de Abrantes
Os investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, Luís Freitas Rocha e Rafael Arrais, estiveram presentes no evento «Factory of The Future – Fábrica do Futuro», promovido pela Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), que decorreu nos dias 16 e 17 de outubro, em Abrantes.
A presença do INESC TEC consistiu na apresentação «Collaborative robots: from safe space sharing to increased productivity», por parte de Luís Rocha, baseada numa linha de investigação de há vários anos dedicada a robôs colaborativos.
Esta apresentação foi realizada com intuito de esclarecer o público do que de facto se trata a robótica colaborativa na ótica da Indústria 4.0 e sua diferença face às soluções de robótica industrial mais tradicionais (e respetivos sistemas de segurança), mostrando as suas vantagens e desvantagens e procurando sensibilizar para a necessidade de avaliação prévia do processo produtivo a automatizar, por forma a selecionar a tecnologia robótica mais adequada ao problema.
Composta por um ciclo de conferências e várias demonstrações tecnológicas em torno dos temas de Smart Factory e Indústria 4.0, esta iniciativa disponibilizou mesas redondas e exposição de oradores de empresas líderes na Inovação, dos principais clusters tecnológicos e de instituições do ensino superior especializadas na Quarta Revolução Industrial. O programa incluiu ainda a realização de um market place, preparado no próprio espaço da fábrica, com o objetivo de também envolver os colaboradores nesta discussão.
Os destinatários deste evento, além dos próprios funcionários da MFTE, foram principalmente empresas de alta tecnologia que lidam com a transformação digital. Todos tiveram aqui a oportunidade de debater inovações tecnológicas a nível mundial em curso, o que pode ser aplicado à fábrica da MFTE, e aprofundar a temática da inovação e indústria 4.0.
A MFTE, instalada vila de Tramagal, em Abrantes, é uma das fábricas da marca FUSO e é responsável pelo fornecimento de veículos a mais de 30 países europeus.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.