CoLab ForestWISE formalmente constituído com Coordenação INESC TEC
Após ter sido publicamente apresentado em março através da assinatura de um memorando de entendimento com a FCT, o Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE, foi formalmente constituído através da sua escritura notarial que decorreu no dia 29 de setembro no Porto.
O ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo – tem como objetivos a realização de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), inovação e transferência de conhecimento e tecnologia para preservar a sustentabilidade dos recursos florestais, minimizar os riscos dos incêndios rurais e otimizar os benefícios florestais para a sociedade, potenciando o emprego qualificado e científico. Pretende-se criar uma estrutura em rede, com sede na Universidade de Trás-os-Montes e vários polos espalhados pelo país.
Esta associação privada sem fins lucrativos é composta por 16 entidades, entre as quais empresas do setor florestal e energético, instituições de investigação, universidades e organismos públicos. As empresas do setor florestal que se associaram no CoLAB ForestWISE são a Altri Florestal, Amorim Florestal, Europac Kraft Viana, Sonae Arauco Portugal e The Navigator Company. As empresas do setor energético são a EDP Distribuição e REN.
Entre as instituições de investigação e universidades estão o INESC TEC, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA), a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Évora (UE) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os organismos públicos integrados no ForestWISE são a Estrutura de Missão da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O INESC TEC, através de José Manuel Mendonça, tem assumido a coordenação do CoLAB, liderando a preparação da candidatura e assumindo agora a liderança na fase de incubação do CoLAB que se inspira no modelo organizativo do INESC TEC.
O Conselho de Administração mandatado para os próximos três anos, é presidido por José Manuel Mendonça e conta com oito outros membros, incluindo representantes de três empresas florestais – The Navigator Company, Amorim Florestal e Sonae Arauco Portugal, duas empresas energéticas – EDP Distribuição e REN, duas Universidades – UTAD, UA e a AGIF.
José Manuel Mendonça reconhece a capacidade e competência da equipa INESC TEC comprometida com a criação do CoLAB, constituída por Alexandra Marques, Abílio Pacheco e João Claro, com o apoio da Ana Isabel Oliveira e Graça Barbosa. A contribuição desta equipa tem sido amplamente reconhecida pelos associados, que consideram o INESC TEC a instituição chave na fase de criação e operacionalização do ForestWISE. Acrescentou ainda que existem vários desafios para a operacionalização deste Laboratório Colaborativo, de forma a capacitá-lo para responder às necessidades dos associados e dos outros clientes externos em matérias de investigação sobre o fogo e floresta e, ainda, contribuir para o desígnio nacional de valorização do Interior, mas está confiante nas inquestionáveis competências, capacidades e empenho de todos os associados.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.