Offside
Lado B

Solidariedade social.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto, pela voz de Teresa Limpo.

Fora de Série

"Para nós uma tarefa que nos tira da nossa “zona de conforto” é sempre bom", Susana Rodrigues e Duarte Dias (C-BER)

Pensar Sério

“Como posso aplicar a ideia de ‘inovar a inovação’ nos projetos que estou envolvido aqui no INESC TEC?”, João Victor (CPES)

Galeria do Insólito

"... estávamos já nos minutos finais, só a aguardar que todos os participantes e oradores saíssem para arrumar tudo, quando aparece um participante muito bem-apessoado a pedir o seu crachá."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

CoLab ForestWISE formalmente constituído com Coordenação INESC TEC

Após ter sido publicamente apresentado em março através da assinatura de um memorando de entendimento com a FCT, o Laboratório Colaborativo (CoLAB) ForestWISE, foi formalmente constituído através da sua escritura notarial que decorreu no dia 29 de setembro no Porto.

O ForestWISE – Laboratório Colaborativo para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo – tem como objetivos a realização de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), inovação e transferência de conhecimento e tecnologia para preservar a sustentabilidade dos recursos florestais, minimizar os riscos dos incêndios rurais e otimizar os benefícios florestais para a sociedade, potenciando o emprego qualificado e científico. Pretende-se criar uma estrutura em rede, com sede na Universidade de Trás-os-Montes e vários polos espalhados pelo país.

Esta associação privada sem fins lucrativos é composta por 16 entidades, entre as quais empresas do setor florestal e energético, instituições de investigação, universidades e organismos públicos. As empresas do setor florestal que se associaram no CoLAB ForestWISE são a Altri Florestal, Amorim Florestal, Europac Kraft Viana, Sonae Arauco Portugal e The Navigator Company. As empresas do setor energético são a EDP Distribuição e REN.

Entre as instituições de investigação e universidades estão o INESC TEC, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA), a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Évora (UE) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Os organismos públicos integrados no ForestWISE são a Estrutura de Missão da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O INESC TEC, através de José Manuel Mendonça, tem assumido a coordenação do CoLAB, liderando a preparação da candidatura e assumindo agora a liderança na fase de incubação do CoLAB que se inspira no modelo organizativo do INESC TEC.

O Conselho de Administração mandatado para os próximos três anos, é presidido por José Manuel Mendonça e conta com oito outros membros, incluindo representantes de três empresas florestais – The Navigator Company, Amorim Florestal e Sonae Arauco Portugal, duas empresas energéticas – EDP Distribuição e REN, duas Universidades – UTAD, UA e a AGIF.

José Manuel Mendonça reconhece a capacidade e competência da equipa INESC TEC comprometida com a criação do CoLAB, constituída por Alexandra Marques, Abílio Pacheco e João Claro, com o apoio da Ana Isabel Oliveira e Graça Barbosa. A contribuição desta equipa tem sido amplamente reconhecida pelos associados, que consideram o INESC TEC a instituição chave na fase de criação e operacionalização do ForestWISE. Acrescentou ainda que existem vários desafios para a operacionalização deste Laboratório Colaborativo, de forma a capacitá-lo para responder às necessidades dos associados e dos outros clientes externos em matérias de investigação sobre o fogo e floresta e, ainda, contribuir para o desígnio nacional de valorização do Interior, mas está confiante nas inquestionáveis competências, capacidades e empenho de todos os associados.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.