Segunda edição do «INESC TEC on foot» quebrou a rotina
“Pretexto ideal para conhecer pessoas novas e fortalecer laços ‘além-trabalho’”. “É uma forma de quebrar a rotina”. “Proporcionou uma experiência única junto da natureza”. Foi desta forma que alguns dos participantes da segunda caminhada do INESC TEC descreveram esta experiência, que teve como objetivo desviar os INESC TECianos do seu local de trabalho para um ambiente informal, onde puderam usufruir de momentos de descontração e de convívio enquanto praticavam atividade física ao ar livre. Foram 15 km de companheirismo e boa disposição!
«Foi tudo ótimo!»
Cerca de 60 colaboradores do INESC TEC participaram na segunda edição do “INESC TEC on foot”, uma caminhada que aconteceu no dia 28 de setembro e que teve como destino Corno de Bico, em Paredes de Coura. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Serviço de Comunicação (SCOM) e que tem como principal objetivo a organização de um dia mais saudável, de convívio descontraído entre colaboradores, e que envolve uma caminhada ao ar livre.
André Castro, investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), defende este tipo de iniciativas, já que “somos humanos e ainda não evoluímos para o confinamento e sedentarismo que por muitas vezes o quotidiano nos compele”, pelo que esta é “uma forma de quebrar a rotina, respirar um ar puro, praticar atividades físicas, socializar”.
Além de quebrar a rotina, para João Victor Costa, do Centro de Sistemas de Energia (CPES), a caminhada “proporcionou uma experiência única junto a natureza e novas pessoas, ativando corpo e mente”.
Segundo Filipa Moreira, investigadora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, “foi uma excelente oportunidade de realizar uma atividade diferente, com colegas com quem convivemos diariamente, e de conhecer melhor outros com quem apenas nos cruzamos nos corredores, foi um dia bem passado”.
Vítor Hugo Santos, do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), afirma que esta atividade “é uma ótima maneira de conhecer quem está, muitas vezes, ao nosso lado, de uma forma mais descontraída, ao ar livre”.
No fundo, o “INESC TEC on foot” é “uma excelente forma de passar tempo útil com colegas fora do ambiente profissional”, afirma Joana Dumas, colaboradora do Centro de Sistemas de Computação Avançada (CRACS). Como a mesma sensação ficou Rúben Moreira, do Serviço de Informática de Gestão (SIG), para quem a caminhada “permitiu um contacto mais próximo com a natureza e interagir socialmente com diferentes colaboradores”. O convívio entre colegas fora do ambiente de trabalho é também um ponto positivo partilhado por Tânia Leandro, do Serviço de Controlo de Gestão (CG), que considera que “beneficia a ligação entre colaboradores”.
Patrícia Vale, também do CPES, ficou surpreendida pela positiva com esta iniciativa, pelo que deixa o recado à organização, "mais eventos destes, por favor". E a organização recebe este pedido com agrado!
Pequeno paraíso natural
A caminhada decorreu maioritariamente dentro da zona de paisagem protegida de Corno de Bico, que abrange cinco freguesias, nomeadamente Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões. A região é essencialmente montanhosa, com contornos arredondados, sendo Corno de Bico, com 883 metros de altura, a elevação de maior altitude da região setentrional. Dotada de elevado valor ecológico, Corno de Bico é um espaço emblemático para o concelho e de grande importância para a região, considerado um pequeno santuário natural e espaço de rara beleza.
Organização continua voluntária
Esta segunda edição do “INESC TEC on foot” contou, mais uma vez, com o apoio de um grupo voluntário de colaboradores, experientes em caminhadas, que organizaram a atividade juntamente com o Serviço de Comunicação (SCOM), nomeadamente João Moreira e João Vinagre (LIAAD), José Carlos Sousa (SIG), João Ramos (CPES) e Bruno Lima (CSIG).
Considerando que esta edição foi mais um sucesso, só resta dar os “parabéns pela iniciativa, venha a próxima!”
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.