Investigação no INESC TEC ganha Prémio SPOF
A investigadora Ana Rita Ribeiro foi distinguida com o Prémio SPOF pelo trabalho desenvolvido enquanto elemento integrante do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC e concluído a 7 de julho de 2017.
A tese de Doutoramento em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem como título “Optical fiber tools for single cell trapping and manipulation” e teve a orientação científica de Pedro Jorge e Ariel Guerreiro, também elementos integrantes do CAP.
O prémio, promovido pela Sociedade Portuguesa para a Investigação em Óptica e Fotónica (SPOF), vai já na sexta edição e é atribuído à melhor tese de doutoramento em qualquer dos domínios da Ótica e da Fotónica em Portugal, neste caso defendida durante o ano de 2017.
No seu trabalho de doutoramento, Ana Rita Ribeiro desenvolveu e validou dispositivos em fibra ótica para micromanipulação e sensorização à escala celular. Mais especificamente, os trabalhos expostos pela investigadora apresentam microelementos difrativos ou com modulação de fase, para geração de feixes com propriedades especiais que permitem prender e rodar células, apenas com a ação da luz.
Destaque-se o trabalho intitulado “Compact solutions for optical fiber tweezers using Fresnel zone and phase plates fabricated using focused ion beam milling”, enquadrado no projeto “INCELL – Instrumentação em fibra ótica para manipulação e análise celular”, e premiado na SPIE Photonics West, uma das mais conceituadas conferências internacionais sobre lasers e fotónica.
Atualmente, Rita Ribeiro está a trabalhar na 4Dcell, uma empresa na área da biotecnologia em Paris, onde é responsável pelo desenvolvimento de novos dispositivos biofísicos para drug screening.
O prémio será entregue por ocasião da conferência AOP 2019 – IV International Conference on Applications in Optics and Photonics, a realizar em Lisboa, entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2019.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.