Conta-me Histórias e Unexmin na Noite Europeia dos Investigadores
Dois projetos desenvolvidos por equipas do INESC TEC foram apresentados na Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa da Comissão Europeia e que ocorre em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades por toda a Europa.
O Conta-me Histórias, projeto desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do INESC TEC e vencedor do Prémio Arquivo.pt 2018, foi apresentado pelo investigador do LIAAD Ricardo Campos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.
O projeto permite aos utilizadores criarem automaticamente uma sumarização temporal das notícias preservadas pelo Arquivo.pt, uma plataforma que recolhe e armazena informação publicada na Internet.
Das minas submersas ao Porto e Miskolc
No Porto, a Noite Europeia dos Investigadores passou pelo Palácio das Artes. Alfredo Martins, investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, participou nas Science Talks, onde apresentou o projeto Unexmin.
O robô que explora minas submersas de forma autónoma nasceu de um projeto conjunto de vários países europeus, e coube ao CRAS a fusão de dados sensoriais, sistema de localização e navegação do robô e o desenvolvimento de raiz dos sistemas laser.
Ao mesmo tempo, o Unexmin foi também apresentado nas atividades da Noite Europeia dos Investigadores que decorreram em Miskolc, na Hungria.
Enquadrada nas Ações Marie (Skłodowska) Curie, a Noite Europeia dos Investigadores acontece desde 2005 e tem como objetivo celebrar a ciência e aproximá-la dos cidadãos.
Os investigadores mencionados têm ligação ao INESC TEC, ao IPT e ao P.Porto-ISEP.
Crédito foto "Unexmin": Organização do evento