Conferência sobre sistemas de processamento de sinal estreia-se em Portugal
A 12ª edição da Conference on Design and Architectures for Signal and Image Processing (DASIP) realizou-se de 10 a 12 de outubro em Portugal, tendo como anfitriões o INESC TEC e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
João MP Cardoso, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC e general co-chair da DASIP, destaca as intervenções dos três oradores convidados: Orlando Moreira, do GrAI Matters Lab (Holanda), que veio falar sobre o tema “Tools for Embedded Systems programming: from Research to Development”; Simon Dobson, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido), que falou sobre “Making the transition from sensors to sensor systems software”; e, do IST/INESC-ID (Portugal), Leonel Sousa, que trouxe a temática “Modular Arithmetic and Signal Processing: Emerging Applications and Technologies”.
De entre 21 comunicações, a edição deste ano premiou os trabalhos “POLYBiNN: A Scalable and Efficient Combinatorial Inference Engine for Neural Networks on FPGA”, da autoria de Ahmed Abdelsalam, Ahmed Elsheikh, Jean-Pierre David and J.M. Pierre Langlois, com o Prémio para Melhor Paper; e o “Embedded vision system for automated drone landing site detection – a demo”, dos investigadores Patryk Fraczek, Andre Mora and Tomasz Kryjak, com o Prémio para Melhor Demo. Ambos receberam uma placa Xilinx PYNQ-Z2.
Houve ainda espaço para uma sessão de demonstrações e uma sessão especial focada em projetos de I&D financiados pela União Europeia.
A iniciativa, tecnicamente co-patrocinada pelo IEEE e CAS (IEEE Circuits and Systems Society), pretendeu ser “um fórum internacional inspirador para as mais recentes inovações e desenvolvimentos no campo de sistemas de processamento de sinal embarcados de ponta” e contou com participantes dos Estados Unidos, Canadá, Índia, Japão, Alemanha, França, Polónia, Grécia, Finlândia e Holanda.
Os membros do INESC TEC José Carlos Alves, João Canas Ferreira e João Bispo fizeram também parte da organização da conferência.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm ligação ao INESC TEC e à UP-FEUP.