Offside
Lado B

Solidariedade social.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CPUP - Centro de Psicologia da Universidade do Porto, pela voz de Teresa Limpo.

Fora de Série

"Para nós uma tarefa que nos tira da nossa “zona de conforto” é sempre bom", Susana Rodrigues e Duarte Dias (C-BER)

Pensar Sério

“Como posso aplicar a ideia de ‘inovar a inovação’ nos projetos que estou envolvido aqui no INESC TEC?”, João Victor (CPES)

Galeria do Insólito

"... estávamos já nos minutos finais, só a aguardar que todos os participantes e oradores saíssem para arrumar tudo, quando aparece um participante muito bem-apessoado a pedir o seu crachá."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Novos Colaboradores

No mês de setembro entraram 20 novos colaboradores no INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 
 

Projeto com solução para derrames de petróleo no mar ganha prémio europeu

O projeto SpilLess, desenvolvido com a colaboração do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, ganhou o “3rd Atlantic Project Award 2018”, um prémio que pretende destacar trabalhos, de âmbitos regional, nacional ou internacional, integrados na estratégia da Comissão Europeia para o Atlântico, que de alguma forma contribuíram para impulsionar a “economia azul” e preservar o equilíbrio ambiental e ecológico do oceano Atlântico. 

De entre cinco categorias existentes, o SpilLess ganhou na categoria “Promote entrepreneurship and inovation”. Ao promover o contacto com stakeholders, e abrir caminho para novas parcerias, este reconhecimento permite dar mais visibilidade ao projeto a nível internacional, impulsionando-o para o mercado da economia azul. 

Prémio SpliLess

O projeto europeu SpilLess - First-line response to oil spills based on native microorganism cooperation - consiste em utilizar microrganismos nativos que degradam o petróleo no mar, para combater derrames de petróleo associados a acidentes com navios, plataformas de petróleo, portos ou outros complexos industriais. Neste projeto são adaptados veículos robóticos não tripulados como robôs de superfície, aéreos e submarinos, responsáveis por transportar e libertar os microrganismos nas áreas afetadas de forma autónoma e eficiente. 

Trata-se de uma solução que pode ser usada como primeira resposta a essas ocorrências, atuando de forma rápida e eficiente, em condições meteorológicas severas e com baixa intervenção humana. Coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.Porto, este projeto tem a duração de 24 meses e é financiado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP). Além do CIIMAR e do INESC TEC, reúne em consórcio a Universidade de Vigo e as empresas ACSM, Biotrend e MARLO.

O prémio foi entregue no dia 23 de outubro na conferência Atlantic Stakeholder Platform (ASPC) 2018, que teve lugar em Vigo.