Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que contam com o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades.
Pedro Malaca, Gerente da SARKKIS - rOBOTICS
-
"Contar com a parceria e conhecimento do INESC TEC é sinónimo de um resultado “TOP"."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A relação da SARKKIS com o INESC TEC teve início em 2014 com o projeto CLARiSSA. Sob alçada deste projeto europeu para um demonstrador, surgiu a oportunidade para conjugar as valências da SARKKIS em software de programação offline para a indústria metalomecânica e na área da robótica com o reconhecido conhecimento e tecnológica da equipa do INESC TEC. O objetivo foi o de desenvolver um sistema robótico para montagem de estruturas de aço estruturas e que tivesse como foco a realidade das PME.
Após a conclusão deste projeto, e tendo por base os resultados obtidos, a SARKKIS convidou novamente o INESC TEC a participar do projeto demonstrador CoopWeld. Assim, temos vindo a construir uma boa relação com a equipa do INESC TEC em que o trabalho executado em parceria tem fomentado o crescimento contínuo, a diversos níveis, de ambas as equipas – estamos em crer.
Áreas de Negócio
Software e Células Robóticas para a Indústria
Títulos do projetos
CLARiSSA, CoopWeld, ScalABLE4.0
Centros do INESC TEC com que colaborou
CRIIS - Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes
CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais
Responsáveis pelos projetos (INESC TEC)
Germano Veiga, Luís Rocha, César Toscano
Testemunho relativo aos projetos
O projeto demonstrador CLARiSSA tinha como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema robótico, ajustado à realidade das PME, destinado à montagem de elementos estruturais em aço. Este foi concebido tendo por base um robô de dois braços em que, num destes era utilizado uma ferramenta magnética para pegar nas peças e no outro uma tocha de soldadura para promover a o posicionamento e fixação (pingagem), para posterior soldadura. O sistema tinha por base dados provenientes de um software de leitura de ficheiros BIM onde era feita a leitura, geração e planeamento das trajetórias a executar por cada um dos braços, mas igualmente a utilização de entradas de sensores externos para correção de incertezas (teórico vs real) e projeção, numa mesa, da posição das peças necessárias para aquele conjunto.
O projeto CoopWeld teve como objetivo demonstrar que que a integração de programação offline para robôs com sensorização avançada e realidade aumentada projetada permitem a criação de sistemas competitivos para soldadura de componentes de pequenas series de estruturas metálicas estruturais. O sistema CoopWeld, pelas suas características, atende a necessidades específicas das PME’s sendo provavelmente um dos primeiros sistemas dedicados à soldadura automática de estruturas metálicas em PME’s.
Por último, um projeto que ainda se encontra a decorrer, o ScalABLE 4.0. O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento e a demonstração de uma estrutura de sistema de produção escalável aberta (OSPS) que permita a otimização e a manutenção de linhas de produção "on the fly" através da visualização e virtualização da própria linha. Os resultados do projeto concentram-se não apenas na monitoração da linha, mas também no seu controlo e construção em tempo real.
Quais os resultados relevantes que pode destacar nesses projetos?
O grande destaque vai para o projeto CoopWeld no seu todo. Neste projeto foi desenvolvido um protótipo de sistema robótico para montagem e soldadura de estruturas metálicas que hoje é uma solução comercial. Podemos destacar o software para geração automática de trajetórias e anticolisão a partir de ficheiros BIM bem como o sistema de realidade aumentada para auxílio na montagem dos elementos.
Do projeto ScalABLE4.0, que está a um ano da sua conclusão, podemos destacar o desenvolvimento de uma plataforma móvel com um braço robótico para manipulação e transporte de componentes.
Qual a sua opinião sobre a experiência de colaboração com o INESC TEC?
A relação da SARKKIS com o INESC TEC já conta com cerca de 5 anos em diversos projetos nacionais e europeus e penso que esse é o melhor indicativo da nossa colaboração. Temos as melhores referências das pessoas com quem trabalhamos, do seu grau de compromisso e qualidade do trabalho executado. É essa segurança que torna o INESC TEC um parceiro importante.
Quais as perspetivas de colaborações futuras com o INESC TEC?
A intenção é de continuidade, seja ela possível. Os diversos projetos em que temos vindo a colaborar, bem como os resultados que deles advieram, são motivadores e registos de uma intenção de manter e expandir, no que possível, a parceria existente. Pretendemos vingar como projeto de empresa, aportando ao tecido empresarial as mais recentes tecnologias e inovação que permita aumentar a competitividade das empresas. Contar com a parceria e conhecimento do INESC TEC é sinónimo de um resultado “TOP".